Panorama
 
 
 

INCRA DETÉM MAIS DA METADE DOS 15,4 MILHÕES DE HECTARES SOB LIMITAÇÀO ADMINISTRATIVA NA BR-319

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

Manaus – Dos 15,4 milhões de hectares ao longo da Rodovia Manaus – Porto Velho (BR-319) que desde janeiro estão sob limitação administrativa, 9,6 milhões são terras arrecadadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e matriculadas em nome da União. Deles, 1,1 milhão de hectares já são projetos de assentamento (convencionais e agro-extrativistas), onde vivem cerca de 4 mil famílias.

Essa foi a principal informação compartilhada hoje (7) pelos órgãos públicos federais e estaduais que participaram em Manaus, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em um debate sobre a vocação sócio-econômica e ambiental desses 15,4 milhões de hectares. O governo federal tem até 2 de agosto para apresentar uma proposta de destinação dessa área – prazo dado pelo decreto de limitação administrativa, publicado no último dia 2 de janeiro, com sete meses de validade. Nesse período, estão proibidos na região o corte raso da floresta e a autorização de atividades que tenham impacto ambiental negativo.

"Temos propostas de criação de outros 13 projetos de assentamento, que abrigariam mais 3,8 mil famílias", contou a superintendente regional do Incra no Amazonas, Socorro Feitosa. "Mas a gente está aqui para trabalhar em parceria. Se a idéia for fazer unidades de conservação, a gente irá apoiá-la."

"A alap [área de limitação administrativa provisória] é usada para garantir estudos prévios para criação de unidades de conservação. Porque só anúncio de que se pretende fazer um parque já detona na área um processo de grilagem e desmatamento", explicou a assessora da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Fernanda de Carvalho.

O exemplo clássico de uso desse instrumento de gestão aconteceu no Pará, no entorno da Rodovia Cuiabá – Santarém (BR-163): entre fevereiro e setembro do ano passado, 8,2 milhões de hectares ficaram sob limitação administrativa. O resultado dos debates sobre a destinação da área (com a realização de cinco consultas públicas) foi a criação de dois parques nacionais, quatro florestas nacionais e uma área de proteção ambiental, finalizada em fevereiro deste ano (com a publicação do decreto presidencial).

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Thaís Brianezi

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.