Panorama
 
 
 

LIDERANÇAS INDÍGENAS LEVAM À PRESIDENTE DO STF DOCUMENTO COM DEMANDAS JURÍDICAS POR TERRITÓRIOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

06/04/2006 - Brasília – Depois de serem recebidos pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), lideranças indígenas seguiram para o Supremo Tribunal Federal (STF), onde se reuniram com a presidente do órgão, ministra Ellen Gracie.

Durante encontro na corte suprema, que durou cerca de 20 minutos, os líderes entregaram a Carta de Mobilização Nacional, elaborada pelo 3º Acampamento Terra Livre 2006. O mesmo texto foi entregue a Calheiros, com quem se reuniram nesta manhã, e ao presidente da Câmara, Aldo Rebelo, com quem estiveram ontem (5). Junto com a carta, eles também entregaram a Gracie um documento com as demandas de maior importância para a segurança jurídica dos povos indígenas e que atualmente tramitam no STF.

Segundo o advogado do Conselho Missionário Indigenista (Cimi) Paulo Machado Guimarães, cerca de 100 processos tramitam hoje no STF, dos quais são de maior relevância para os povos indígenas.

Um deles é a disputa pela terra Nande Ru Marangatu, no estado do Mato Grosso do Sul, de onde 500 indígenas foram expulsos no final de 2005. Esta área havia sido homologada por decreto presidencial, mas a decisão que foi suspensa logo depois pelo então presidente do Supremo, ministro Nelson Jobim. As comunidades indígenas têm esperança que o STF reconsidere o despacho de Jobim.

Outra causa refere-se à disputa pela terra Jacaré de São Domingos, tradicionalmente ocupada por comunidades do povo Potiguaraa, no estado da Paraíba. A terra Pataxó Hã-Hã-Hãe, no estado da Bahia, aguarda há 24 anos decisão da Justiça. Outra questão eleita como prioridade dos índios diz respeito à terra Raposa Serra do Sol, que exige atenção especial em função dos conflitos fundiários.

Na avaliação do advogado do Cimi, a indefinição desses processos tem acarretado o prolongamento de várias disputas pela posse de área entre índios e fazendeiros que ocupam terras indígenas. Ele destacou a importância do Judiciário manter-se atento na afirmação dos direitos constitucionais e legais desses povos.

Ao receber o documento, a ministra garantiu que todos os processos terão prioridade. Mas de acordo com a assessoria de imprensa do órgão, nem todas as questões que dizem respeito às nações indígenas estão sob a responsabilidade do STF.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ana Paula Marra

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.