Panorama
 
 
 

POLÍCIA AMBIENTAL COMPLETA 49 ANOS DE ATIVIDADES

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Abril de 2006

05/04/2006 - O Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde completou, nesta terça-feira (04), 49 anos de atividades. O antigo Batalhão de Polícia Florestal da Polícia Militar do Paraná teve a denominação alterada para que pudesse atender à nova realidade mundial, no que diz respeito à preservação e conservação do meio ambiente, tornando mais abrangente o campo de atuação dos policiais. “O que é muito significante a mudança da denominação do batalhão. A Força Verde avança por meio de suas múltiplas parcerias”, comentou o secretário Rasca Rodrigues, secretário do Meio Ambiente.

Rasca citou as parcerias da Polícia Ambiental com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Ibama, Copel e Sanepar. O comandante do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, tenente-coronel Carlos Alexandre Scheremeta, também ressaltou a importância do trabalho conjunto. “A prioridade é continuar com as parcerias ampliá-las e capacitar cada vez mais o policial ambiental, a fim de que ele esteja sempre atualizado e adequado aos novos conceitos e necessidades da proteção ambiental em todo o mundo”, disse o comandante.

A solenidade em comemoração ao aniversário do Batalhão foi realizada no auditório da PUC-PR, campus II, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, e contou com a participação do comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Nemésio Xavier de França Filho e do comandante do Policiamento do Interior da PM, coronel Aramis Linhares Serpa.

O Batalhão Ambiental – Força Verde também passou de duas para quatro companhias e os 22 postos de fiscalização espalhados pelo Paraná foram redistribuídos para atender a nova realidade. A readequação do nome e das tarefas do batalhão foi feita a pedido do governador Roberto Requião, pela preocupação dispensada à questão da preservação do meio ambiente. Na opinião do comandante do batalhão, com essa readequação é possível melhorar a fiscalização, bem como a orientação e a coordenação sobre a política de meio ambiente para todo o Paraná. A partir das alterações promovidas, a novidade implementada foi a parceria técnica e operacional com a Secretaria do Meio Ambiente. Para isso, policiais militares receberam treinamento específico.

Atuação – O Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde tem como atribuição principal agir ostensiva e preventivamente para evitar ações que resultem em ameaça ou depredação da natureza. Cabe ainda ao batalhão cumprir a legislação ambiental por meio de ações que tenham por objetivo a defesa e manutenção da flora e da fauna. A partir de convênios com organismos ligados à proteção do meio ambiente, o Batalhão Ambiental autua na esfera administrativa os infratores, o que passa a ser o ponto de partida para que o Ministério Público possa entrar com ações civis, buscando a recuperação dos danos provocados à natureza.

A educação ambiental é uma das armas que o Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde utiliza para garantir a preservação do meio ambiente. Os policiais militares que atuam no batalhão têm a missão de sempre orientar a população sobre os riscos do descumprimento da legislação, seja em termos criminais, seja quanto à importância da manutenção da natureza para as gerações presentes e futuras. Na atuação preventiva, o Batalhão vem desenvolvendo programas de educação ambiental junto à comunidade, buscando sempre a participação popular e, ainda, prestando orientações ao público, principalmente, nas áreas naturais protegidas.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.