Panorama
 
 
 

POLÍTICAS PÚBLICAS DEVEM VISAR MODELO SUSTENTÁVEL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

07/04/2006 - O diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Marcos Sorrentino, em palestra nesta sexta-feira (07), no V Congresso Ibero-Americano de Educação Ambiental, fez uma abordagem sobre a relação entre ética, sustentabilidade e educação ambiental. Em sua fala, o diretor enfatizou a necessidade da participação social, do diálogo, da interação e integração, além das convenções entre países. "São necessárias políticas públicas que traduzam aspirações e desejos de uma sociedade sustentável pautada por processos educacionais e uma ética nas relações entre seres humanos com o seu ambiente", destacou.
Marcos Sorrentino ressaltou que para enfrentar as grandes questões socioambientais planetárias é preciso construir cidadania ambiental em cada região, município, escola, etc. Para isso, segundo ele, deve-se estimular políticas públicas nacionais capazes de fazer frente ao desafio de uma educação para todos, permanente e continuada. Reforçando sua tese, o diretor explicou que o Ministério do Meio Ambiente, por meio de programas da Diretoria de Educação Ambiental, vem estimulando a criação em cada base do território brasileiro de municípios educadores sustentáveis, um dos eixos da Política Nacional de Educação Ambiental.
Segundo Marcos Sorretino, a experiência brasileira de possuir um órgão gestor da política nacional de educação ambiental, formado pelos Ministérios do Meio Ambiente e da Educação, desperta a atenção dos países que estão participando do V Congresso Ibero-Americano de Educação Ambiental.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Gerusa Barbosa)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.