Panorama
 
 
 

PROGRAMA CERRADO SUSTENTÁVEL GANHA COMISSÃO ENCARREGADA DE CRIAR POLÍTICAS PÚBLICAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

05/04/2006 - Brasília - A criação da Comissão Nacional do Programa Cerrado Sustentável (Conacer) vai ajudar na formulação de políticas públicas específicas para a área. A afirmação foi feita pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ao comentar a criação da comissão, ontem (4), na Câmara. Hoje, a comissão promove sua primeira reunião na sede do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

"O cerrado e a caatinga são hoje os biomas mais ameaçados no país, com o avanço da fronteira agrícola", disse a ministra. Ela participou do lançamento da comissão, formada por 27 representantes de sete ministérios e de diversos setores da sociedade, envolvidos com a produção, o desenvolvimento e a cultura das populações que vivem nas áreas de cerrados do país.

Está tramitando no Congresso Nacional Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reconhece o cerrado e a caatinga como patrimônios nacionais. A Constituição promulgada em 1988 enquadrou nessa categoria apenas a Mata Atlântica, a Selva Amazônica, a Serra do Mar e o Pantanal. Para a ministra, a aprovação da PEC vai permitir a atração de recursos internos e externos para investimentos no cerrado e na caatinga.

Marina afirmou que a exploração do cerrado não significa perigo para sua preservação, pois "está provado que é plenamente possível o manejo sustentável dessas terras, ricas em biodiversidade, onde é possível muita produção de frutos e de cereais". Ela informou que o ministério aprovou investimentos de US$ 30 milhões para programas específicos na área de cerrados.

"Já temos um programa que investiu US$ 7 milhões para comunidades locais, apoiando inclusive projetos de uso sustentável, principalmente na área da produção de frutas. Segundo ela, foram beneficiadas com esses recursos "muitas centenas de famílias, que são aliadas da preservação".

A preocupação do governo com a gestão dos cerrados, segundo a ministra ocorre também pela importância que tem na manutenção do equilíbrio hídrico do país, sendo importante também para vários países vizinhos que se beneficiam da distribuição de água que parte do solo brasileiro.

O coordenador do Núcleo Cerrado no ministério, Mauro Pires, destacou que a Conacer, "será um instrumento importante para que outras pastas do governo incluam ações de conservação e uso sustentável do Cerrado em suas agendas. Os fundos constitucionais, por exemplo, muitas vezes acabam estimulando projetos para o bioma sem levar em conta a variável ambiental. Esse cenário necessita ser modificado", diz.

Pires lembrou que, além dos aspectos ambientais, o Cerrado tem grande importância social. Muitas populações sobrevivem dele, incluindo etnias indígenas e comunidades quilombolas, que fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro. Essas comunidades exploram os recursos naturais do bioma e detêm um conhecimento tradicional da biodiversidade, conforme o coordenador.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Lourenço Melo

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.