Panorama
 
 
 

SANTOS PARTICIPA DA CAMPANHA PELA CRIAÇÃO DE ÁREAS PROTEGIDAS NA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2006

07.04.2006 – Santos - A principal cidade do litoral paulista é a segunda parada do barco do Greenpeace, Arctic Sunrise, que realiza expedição pela costa brasileira em defesa da Amazônia. Hoje, a bordo do navio, os secretários municipais de meio ambiente, Flávio Rodrigues Correa, e de assuntos portuários, Sérgio Aquino, representaram a prefeitura de Santos em ato simbólico de adesão à campanha do Greenpeace pela criação de uma rede de áreas protegidas na Amazônia.

O objetivo da expedição é promover propostas de proteção à floresta como a implementação de áreas protegidas e de uso sustentável e o consumo responsável de produtos florestais. Nos últimos quatro anos, mais de 70 mil km2 de floresta amazônica foram destruídos pela exploração criminosa de madeira e pelo avanço descontrolado da fronteira agropecuária, uma área equivalente a cerca de 15% do Estado de São Paulo.
“Acreditamos que só a mobilização da sociedade e a ação de todos os níveis de governo podem reverter a tendência de destruição da floresta.
A Amazônia tem pressa”, afirma Paulo Adário, coordenador da campanha da Amazônia do Greenpeace.

Em setembro de 2005, a prefeitura de Santos assinou termo de compromisso aderindo ao programa Cidade Amiga da Amazônia.O programa incentiva prefeituras brasileiras a adotarem leis que evitem o consumo de madeira nativa de origem criminosa nas compras e licitações públicas. “Ao fechar suas portas para madeira ilegal e apoiar a criação de áreas protegidas, a prefeitura de Santos está agindo concretamente para deter o desmatamento da Amazônia”, comemora Adriana Imparato, coordenadora do programa Cidade Amiga da Amazônia. “A preservação da floresta é vital, e não deve ser feita apenas por poucas cidades como Santos. Proteger a Amazônia é um dever de todos”, afirma o secretário de Meio Ambiente de Santos, Flávio Rodrigues Correa.

Estima-se que entre 60% e 80% de toda madeira amazônica tenham origem ilegal e 64% da produção destinam-se ao mercado consumidor brasileiro. O estado de São Paulo é destino de 15% da madeira explorada na Amazônia. As prefeituras consomem grandes volumes de madeira em obras como escolas e postos de saúde. “Consumir madeira de origem ilegal é inaceitável. O dinheiro público não pode financiar a destruição criminosa da Amazônia”, completa Adriana.

Compareceram à solenidade representantes da Câmara Municipal, OAB, CREA, Ministério Público e IBAMA locais, além de autoridades de outros municípios que participam do programa Cidade Amiga da Amazônia, como o vereador Edgar Grecco (PSDB/Mauá), o vereador Jonas Santa Rosa (PT/Americana) e Carlos Augusto Alves dos Santos, representante de Santo André. Todos formalizaram apoio à campanha do Greenpeace pela criação de uma rede de áreas protegidas como parques e reservas para conter o desmatamento da floresta amazônica.

Também marcaram presenças quatro das principais ONGs parceiras do Greenpeace na implementação do programa: Amainan Brasil (Sorocaba), Instituto Ação Triângulo (Grande ABC), GRUDE - Grupo de Defesa da Bacia do Rio Piracicaba (Americana) e Tuim Ambiental (Santos). “Nossos parceiros são fundamentais na efetivação do Cidade Amiga da Amazônia. São os olhos e ouvidos do Greenpeace em cada uma das cidades”, explica Adriana.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Greenpeace

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.