Panorama
 
 
 

VIA CAMPESINA DIZ QUE ATOS CONTRA EMPRESAS INTERNACIONAIS SÃO PARA DEFENDER BIODIVERSIDADE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

03/04/2006 - Brasília – Os movimentos e invasões de áreas de pesquisa agrícola são ações em defesa da biodiversidade do país e a soberania do Brasil. É o que afirma o coordenador nacional da Via Campesina (aliança internacional pela reforma agrária) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Roberto Baggio, sobre a invasão do campo experimental e ilegal da multinacional Syngenta Seeds, no Paraná, e a destruição de instalações da empresa Aracruz, no Rio Grande do Sul. Foram ações praticadas no mês passado pela Via Campesina.

"A nossa preocupação é com a presença dessas multinacionais, elas ameaçam a biodiversidade, querem dominar a agricultura, as sementes, o meio ambiente e a alimentação", afirmou Baggio. "Eles querem privatizar os recursos naturais brasileiros, nossa natureza, isso afeta diretamente a existência de milhões de camponeses no Brasil, principalmente os mais pobres, com pouca terra."

Na última sexta-feira (31), o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, afirmou que a Polícia Federal vai atuar para evitar novas invasões – que infringem a lei – dos trabalhadores sem-terra em áreas de pesquisa agrícola. O ministro recebeu, no mesmo dia, representantes de entidades e empresários do setor agrícola, que solicitaram medidas de segurança para garantir a continuidade das pesquisas.

Este ano, ações promovidas por movimentos como Via Campesina e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) destruíram laboratórios de pesquisa de novas sementes e plantações. Há 18 dias, o campo experimental da multinacional de sementes Syngenta Seeds, no oeste do Paraná, está ocupada por movimentos ligados à Via Campesina. No dia 8 de março, mulheres ligadas à entidade invadiram e destruíram as instalações da empresa de celulose Aracruz, , onde eram realizados estudos sobre espécies de eucalipto.

Baggio defendeu as ações das mulheres camponeses no ataque à Aracruz, no Rio Grande do Sul. "Os movimentos continuarão a combater as multinacionais em favor do povo brasileiro", afirmou.

"A Syngenta instalou-se no Paraná em uma área de preservação permanente, de forma irregular não respeitando a legislação do país", argumentou. "Nós continuaremos a destruir toda a produção ilegal e criminosa em locais impróprios", adiantou. "Se o capital internacional quer se instalar no país, deve respeitar as normas, leis do governo federal e o povo brasileiro. As ações são para chamar a atenção do governo. É preciso entender que as riquezas naturais devem primeiramente atender ao povo brasileiro."

Thomaz Bastos disse, segundo a assessoria do Ministério da Justiça, que o governo está atento a essa questão.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ana Larissa Albuquerque

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.