Panorama
 
 
 

1ª RESERVA EXTRATIVISTA DA PARAÍBA SERÁ CRIADA APÓS ESTUDOS DO IBAMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

Paraíba (12/04/2006) - Com o objetivo de preservar a rica biodiversidade dos manguezais e ordenar a exploração dos recursos pesqueiros, o Ibama na Paraíba, através de sua Divisão de Gestão Estratégica e Núcleo de Unidades de Conservação, concluiu, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, estudos e pesquisas que resultaram no diagnóstico socioeconômico, ambiental e biológico do estuário do rio Goiana, área de influência e seus afluentes, abrangendo, ainda, a faixa marinha de um a três milhas na orla de Pitimbú e estuários dos municípios de Acaú-PB e Goiana-PE.

Para implantação de Reservas Extrativistas (RESEX) exige-se o cumprimento de um roteiro que deve se iniciar com a solicitação dos moradores organizados em associações e outras entidades que subsistem da exploração dos recursos naturais existentes na área. Nesse caso específico, a Associação das Marisqueiras de Acaú encaminhou a solicitação de criação da reserva.

As marisqueiras estavam preocupadas com a situação de exploração descontrolada dos recursos dos manguezais ao longo do rio Goiana e área de infuência, de onde elas extraem sua principal fonte de subsistência há muitas gerações. Elas encaminharam um abaixo-assinado à Superintendência do Ibama/PB, solicitando providências. As avaliações técnicas feitas desde então concluíram que a melhor forma de atender às reivindicações da comunidade seria por meio da criação de uma reserva extrativista na área, como forma de preservar os manguezais e garantir a exploração racional dos recursos pesqueiros.

O Centro Nacional de Populações Tradicionais e Desenvolvimento Sustentável (CNPT), no Ibama sede, sinalizou positivamente quanto à criação desta reserva. O parecer favorável já emitido, além de destacar o potencial paisagístico e turístico da região, ressaltou seu potencial econômico, explorado principalmente por meio da pesca praticada em sua maioria pelos homens da região. Já a coleta de mariscos é tarefa realizada pelas mulheres das comunidades.

Na avaliação inicial, constatou-se a falta de organização no desenvolvimento destas atividades, o que acarretava prejuízos para o meio ambiente e para a comunidade, que enfrenta hoje problemas como o aumento da exploração dos recursos pesqueiros, provocado, em parte, pela chegada de pessoas vindas de outras localidades interessadas apenas em explorá-los.

As observações resultantes das visitas técnicas, colhidas em reuniões e nas entrevistas feitas com membros da colônia de pescadores e da comunidade, levaram à recomendação de que são necessárias medidas urgentes para proteção do meio ambiente, ordenamento da pesca e principalmente da atividade de extração do marisco-pedra (Anomalocardia brasiliana), que apesar da abundância na região, pode vir a desaparecer devido à exploração desordenada.

Estão coordenando este trabalho os analistas ambientais do Ibama, Carlos Fernando Pires de Souza e Marisanta Farias Nóbrega. A equipe da Universidade Federal da Paraíba conta com a participação dos professores Gilson Moura e Gilson Melo, que coordenaram o levantamento biológico e ambiental, e da equipe de alunos Ricardo Carvalho, André Gondim e Gekbede Silva, que realizaram o levantamento sócio-econômico.

No dia 6 de abril, a equipe de analistas ambientais do Ibama e da UFPB apresentou à comunidade, na localidade de Acaú, os resultados dos trabalhos até então realizados. Estão previstas ainda outras reuniões nos dias 17 e 18 de abril, com outras comunidades do perímetro da futura reserva (nas localidades pernambucanas de Goiana, Carne de Vaca e São Lorenço e novamente em Acaú-PB).

A etapa final se dará com a realização de duas audiências públicas, uma na Paraíba e outra em Pernambuco, nas localidades limítrofes que estão na área da Resex, ocasião em que toda a população da área terá oportunidade de decidir sobre a criação desta nova reserva extrativista.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Gutenberg Pádua)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.