Panorama
 
 
 

AÇÃO CIVIL PÚBLICA CONTRA CARCINICULTURA E APA DO DELTA DO PARNAÍBA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

Teresina (12/04/2006) - O Ibama do Piauí entrou com uma ação civil pública para fins reparatórios e de ressarcimento contra os empreendedores de carcinicultura instalados irregularmente na APA (Área de Preservação Ambiental) do Delta do Parnaíba.

A ação deve atingir diretamente 46 fazendas de camarão. A APA do Delta do Parnaíba compreende áreas do Piauí, Ceará e Maranhão. Segundo o chefe da Procuradoria Federal do Ibama no Piauí, Sérgio Tabatinga, a ação foi uma conseqüência de um relatório feito por uma auditoria ambiental de Brasília, e que revelou uma série de irregularidades que vinham sendo praticadas.

”A maior irregularidade é a localização dessas fazendas. Elas estão em um manguezal, causando a erosão dos taludes de viveiros, despejos de efluentes nos cursos de águas, disposição de resíduos em locais inadequados e utilização de fertilizantes nos cultivos que são liberados diretamente no mangue, além do risco iminente da soltura involuntária da espécie exótica”, destaca Tabatinga.

Caso seja aprovada, a ação pede a imediata paralisação de qualquer construção para a instalação de nova fazenda, indenização pelos danos irreversíveis causados e compensação reparatória que ficará a critério da Justiça. “Foi dada entrada dessa ação na Justiça Federal do Piauí. Ela, então, irá notificar todas as 46 fazendas, que devem se manifestar depois em uma audiência”, ressalta Tabatinga.

Os Ministérios Públicos Federal e Estadual, além da Advocacia Geral da União, também estão cientes da ação civil contra as fazendas. Agora o Ibama e os fazendeiros devem aguardar a audiência, na qual apresentarão suas defesas.

O superintendente do Ibama no Piauí, Romildo Mafra, disse que a ação visa à recuperação dos danos causados e não interrompe a atividade da carcinicultura. “As pessoas que praticam atos contra o meio ambiente têm que reparar”, afirmou Mafra.

Romildo diz ainda que a atividade só será interrompida caso os fazendeiros não queiram negociar através do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O termo mostra como deve ser o funcionamento dessas empresas para que elas não agridam ao meio ambiente.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Cíntia Lucas)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.