Panorama
 
 
 

ACORDO PARA PAVIMENTAÇÃO DE PARATY-CUNHA É FIRMADO PELO IBAMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

Brasília (13/04/2006) - A Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, assinou hoje, em cerimônia realizada às 11 horas, na Casa de Cultura de Paraty, o Protocolo de Intenções pelo qual o Ibama, a Fundação Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Rio de Janeiro, prefeituras municipais de Paraty e de Cunha e a Eletronuclear se comprometem a pavimentar, ainda este ano, o trecho de 9.600 metros da Estrada Paraty-Cunha, que corta o Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Há 30 anos anunciada, a obra vem suscitando polêmica entre os ambientalistas e organismos ambientais.O projeto de então previa o asfaltamento da ligação entre os dois municípios. A discussão girava entorno do material empregado na obra, pois o asfalto impediria a infiltração de águas pluviais, levando a região a pesados impactos.

O Superintendente do Ibama do Rio, Rogério Rocco, anunciou o lançamento da pedra fundamental para agosto e pôs um ponto final em toda a discussão “o plano de manejo da Bocaina, agora aprovado, prevê a pavimentação da estrada por bloquetes de concreto, que permitirão a permeabilidade do solo, o que não ocorreria com o asfalto”.

Ainda segundo Rogério, a pavimentação do trecho Paraty-Cunha se constitui em poderosa ferramenta para ajudar a zerar grande parte do passivo ambiental do parque. Pelo menos 400 hectares de mata atlântica primária foram destruídos pela criação ilegal de gado, engordado dentro dos limites da unidade. A instalação de guaritas vai controlar o acesso de veículos e impedir a movimentação de reses, o transporte de madeira, de palmito e da fauna da região.

Após a assinatura do protocolo, a Eletronuclear doou ao Ibama o prédio que abrigará a sede da Estação Ecológica de Tamoios, conforme Termo de Compromisso firmado pela duas instituições. A ESEC anuncia a finalização do seu plano de manejo, obra patrocinada pela Eletronuclear como forma de compensação ambiental. Na seqüência a analista ambiental Silvia Chada foi nomeada a chefe da unidade.

Dos eventos, participaram o presidente do Ibama, Marcus barros, o Diretor de Proteção Ambiental, Flávio Montiel, o Superintendente do Ibama do Rio, Rogério Rocco, o Diretor de Ecossistema, Walmir Ortega, o presidente da Eletronuclear, Othon Luiz da Silva, o prefeito do Município de Paraty, José Carlos Porto Neto e o prefeito do Município de Cunha, José de Araújo Monteiro.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Luiz da Motta e Cláudia Sarres)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.