Panorama
 
 
 

BIOPIRATARIA: COMUNICADO DA CONSERVAÇÃO INTERNACIONAL

Panorama Ambiental
Belo Horizonte (MG) – Brasil
Abril de 2006

13/04/2006 - Em função do ocorrido na última semana - quando espécimes de mamíferos foram apreendidos com um pesquisador no Aeroporto Internacional de Belém (10/04) e no Porto de Manaus (11/04) - e a fim de esclarecer as acusações infundadas e errôneas de prática de biopirataria e tráfico de animais silvestres, a organização ambientalista Conservação Internacional (CI-Brasil) vem a público elucidar algumas questões:

1 - A CI-Brasil, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) do Governo do Amazonas, coordenou a I Expedição Biológica à Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Cujubim, no município de Jutaí, no Amazonas. O inventário biológico decorrente da expedição, que teve mais de 40 dias de duração, é uma etapa fundamental para a consolidação da recém-criada RDS do Cujubim. As informações obtidas subsidiarão a elaboração do plano de manejo da RDS, no qual serão definidas as estratégias para a consolidação dessa unidade de conservação.

2 – O pesquisador brasileiro André Ravetta, que integrou a equipe da expedição à RDS do Cujubim, foi autuado no dia 10 de abril , no aeroporto de Belém. Ele portava licença para coleta e transporte dos espécimes apreendidos. Entretanto, por inexperiência, cometeu o erro de transportar o material coletado diretamente para o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Conforme a licença emitida pelo Ibama de Manaus, o material deveria ter sido primeiramente tombado na coleção do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) para depois ser emprestado ou doado ao MPEG.

3 - Os espécimes apreendidos em 10/04 representam um subsídio fundamental para a realização de pesquisas científicas sérias sobre a diversidade biológica da Amazônia. Eles compõem a primeira coleção de mamíferos advindos da região da RDS do Cujubim, que até então nunca havia sido visitada por qualquer cientista. É, portanto, um patrimônio da ciência brasileira que foi cuidadosamente preparado pelos pesquisadores que participaram da expedição.

4 - O estudo do material apreendido, somado às informações sobre outros indivíduos não coletados, mas que foram observados durante a expedição à RDS, permitirá identificar as espécies de mamíferos que ocorrem na região do rio Jutaí. Alguns dos registros feitos na expedição representam ampliação significativa da distribuição geográfica de espécies amazônicas, que anteriormente eram conhecidas apenas de outras regiões. Tais informações contribuirão para o entendimento sobre a origem e distribuição da diversidade biológica na Amazônia. Há a possibilidade, por exemplo, de que seja identificada uma ou mais espécies novas entre os 17 “roedores” coletados.

5 - Os cerca de 100 espécimes de mamíferos coletados representam menos do que o número de indivíduos de mamíferos que são perdidos quando se desmata apenas um quilômetro quadrado de floresta. Em apenas um ano, de agosto de 2003 a agosto de 2004, foram derrubados 26 mil km2 de floresta na Amazônia. Estima-se que esse desmatamento deva ter impactado mais de 4,2 milhões de mamíferos.

6 - O material retido no Porto de Manaus, pelo Ibama, em 11/04, também decorrente da mesma expedição científica, seria encaminhado diretamente ao INPA. A suspeita de que o número de espécimes coletados na expedição à RDS do Cujubim fosse superior ao número autorizado na licença do IBAMA é equivocada. A licença permite coletar até 10 indivíduos de cada espécie por localidade. A apreensão deve-se a uma avaliação errônea, que desconsidera a dimensão da RDS do Cujubim (área equivalente à do estado de Sergipe) e parte do pressuposto de que os animais coletados são originários de uma única localidade. Apesar de serem todos provenientes da RDS do Cujubim, os animais foram coletados em quatro áreas distintas dentro da reserva, distantes mais de 40 km umas das outras. Assim, o número de espécimes coletados é inferior ao permitido na licença.

 
 

Fonte: Conservação Internacional Brasil (www.conservation.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.