Panorama
 
 
 

CETESB DIVULGA NOVOS PROCEDIMENTOS DO LICENCIAMENTO DE POSTOS, EM LIMEIRA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2006

11/04/2006 - Para promover a divulgação e aperfeiçoar o processo de licenciamento ambiental dos postos e sistemas retalhistas de combustíveis, a Câmara Ambiental do Comércio de Derivados de Petróleo, da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, abriu hoje (11/4), no Carlton Plaza, em Limeira, o terceiro de uma série de eventos reunindo representantes desses setores e técnicos das agências ambientais de Campinas I, Campinas II, Paulínia, Americana e Piracicaba, além de Limeira.

O evento, que se estende até amanhã, contou em sua abertura com as presenças, entre outros, do presidente da CETESB, Otávio Okano, diretor de Controle de Poluição Ambiental, João Fuzaro, gerente do Setor de Planejamento de Ações Especiais, Rodrigo Cunha, e do representante do Setor de Distribuição na Câmara Ambiental do Comércio de Derivados de Petróleo, Maurício Prado Alvarez.
Okano enalteceu a parceria entre o setor produtivo e o órgão ambiental, destacando a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Câmara Ambiental, em especial no que resultou no estabelecimento dos novos procedimentos de licenciamento:

“Trata-se de um trabalho importante para minimizar os danos ambientais verificados nos casos de vazamentos e contaminação do solo e água subterrânea”. Okano ressaltou, ainda, a importância do setor sucro-alcooleiro, no desenvolvimento de ações de controle do lançamento de vinhaça nos corpos d´água.

Amanhã (12/4), entre outros trabalhos, será feita a apresentação, às 9,30 horas, do Procedimento para Investigação de Passivos Ambientais em Estabelecimentos com Sistema de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis – SASC; às 11,15 horas, apresentação do Procedimento para Investigação de Passivos Ambientais em Estabelecimentos com Sistema de Armazenamento Aéreo de Combustíveis – SAAC; às 14 horas, a apresentação de Procedimento para a Remoção de Tanques e Desmobilização de Sistema de Armazenamento de Combustível – SAC; e às 15,30 horas, debates com todos os presentes.

Mais agilidade ao empreendedor

O objetivo principal é divulgar os novos roteiros e procedimentos publicados no Diário Oficial do Estado em 11 de fevereiro passado, quando a CETESB retomou a convocação dos postos de combustíveis em operação em todo o Estado, para a adequação à Resolução CONAMA 273/00, que estabeleceu a obrigatoriedade do licenciamento ambiental para esses empreendimentos.

Embora não tenha sido alterado o conteúdo das exigências técnicas estabelecidas pela agência ambiental paulista, o processo de licenciamento foi modificado com o objetivo de oferecer mais agilidade ao empreendedor. As mudanças resultaram de sugestões apresentadas pela Câmara Ambiental do Comércio de Derivados de Petróleo, fórum que congrega técnicos da CETESB e representantes do setor de combustíveis, da indústria de equipamentos e das empresas de consultoria ambiental.

A sequência de convocações anteriormente programadas havia sido interrompida para a implementação de um roteiro único para o licenciamento – que é válido, inclusive, para postos novos - , bem como de procedimentos para a investigação de passivos ambientais, para a inspeção de tanques aéreos e para a remoção e desmobilização de sistemas de amazenamento de combustíveis.

Entre julho de 2002 e maio de 2004, haviam sido feitas quatro convocações, correspondendo a 4.255 estabelecimentos, de um total de 8.516 cadastrados – a priorização das convocações baseou-se nas informações cadastrais referentes às características das instalações e equipamentos, à proximidade de corpos d´água e à ocupação do entorno, além de registros de ocorrência de eventos de contaminação do solo ou das águas subterrâneas.

Com relação a esse período de convocações entre 2002 e 2004, do total de empreendimentos convocados para Reforma Completa e Condição Intermediária, 67% solicitaram a Licença de Instalação. Destes, 82% (ou 55% do total convocado) receberam a licença. E do total de empreendimentos convocados para Reforma Completa, Condição Intermediária e Condição Mínima, 42% solicitaram a Licença de Operação, sendo que destes 35% (ou apenas 15% do total de convocados) receberam a L.O.

Convocação de novos grupos

A retomada das convocações voltou a ser feita, no dia 20 de fevereiro de 2006, quando outros 307 postos de São Paulo e 1.557 do interior e litoral foram convocados, por carta e divididos em quatro categorias: Reforma Completa, incluindo aqueles que não se cadastraram na CETESB, à época devida; Adequação às Condições Mínimas de Operação; Estabelecimentos em Condição Intermediária; e Estabelecimentos que possuem Tanques Aéreos.

No caso dos enquadrados nas categorias de Reforma Completa e Condição Intermediária, as datas limites são de 8 meses, após a convocação, para a solicitação de LI; e de 6 meses, após a obtenção da LI, para a obtenção da LO.

Quanto aos classificados na categoria de Adequação às Condições Mínimas, a data limite é de 12 meses, após a convocação, para a obtenção de LO. Considera-se habilitado o empreendimento que apresentou à Agência Ambiental toda a documentação exigida e que finalizou todas as devidas adequações e reformas.

Os postos que não se enquadram, isto é, são flagrados em situação irregular, recebem primeiramente, uma Advertência; depois, uma multa – por funcionamento irregular – de 300 UFESPs (equivalentes hoje a R$ 4.179,00), com esse valor dobrando a cada reincidência. Se mesmo assim, persistir a ilegalidade, o estabelecimento pode ser interditado.

“No caminho certo”

Os participantes dos dois primeiros painéis promovidos pela Câmara Ambiental da CETESB foram unânimes em ressaltar a transparência e a forma como as regras de licenciamento foram estabelecidas e divulgadas, favorecendo a discussão e troca de experiências, contribuindo para alcançar o objetivo de aperfeiçoamento do processo de licenciamento. “A avaliação dos participantes foi extremamente positiva, indicando o acerto da organização do evento”, afirma Rodrigo Cunha, gerente do Setor de Planejamento de Ações Especiais da agência ambiental paulista.

O especialista lembra também que, quanto à investigação do passivo ambiental, que sempre foi exigência da CETESB, “agora é obrigatória a comunicação da data de realização dessas investigações, sendo que a CETESB tem acompanhado parte desse trabalho, de modo a levar os empreendimentos a cumprirem o que foi estabelecido pela agência ambiental”.

Após Limeira, outros painéis de debates estão previstos para serem realizados nas cidades de Marília, em 3 e 4 de maio; Sorocaba, em 17 e 18 de maio; Ribeirão Preto, em 29 e 30 de maio; e São José do Rio Preto, em 1 e 2 de junho, desta forma envolvendo técnicos de todas as agências ambientais da CETESB e os empresários do setor nas regiões atendidas por essas unidades. Os eventos estão sendo organizados com o apoio da Oryon Instituto Ambiental.

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Mário Senaga)
Fotos: José Jorge

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.