Panorama
 
 
 

COMISSÃO AVALIA ANIMAIS APREENDIDOS NO AEROPORTO DE BELÉM

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

Brasília (12/04/2006) – Uma comissão de pesquisadores e técnicos do Ibama está avaliando cada exemplar dos 103 animais apreendidos com o pesquisador André Ravetta, no aeroporto de Belém na última segunda-feira. O trabalho é acompanhado por pesquisadores do Museu Emílio Goeldi e resultará em laudo a ser divulgado no início da próxima semana.

Ravetta apresentou-se como integrante da ONG Sociedade para Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente (Sapopema), do Pará, e alegou que os animais compunham coleção científica destinada ao Museu Goeldi. Mas o pesquisador não possuía autorização para transporte do material de Manaus para Belém. Por isso, os animais foram retidos por fiscais da Receita Federal e do Ibama no aeroporto de Belém.

As ações de fiscalização do Ibama, segundo o analista ambiental Roberto Cabral Borges, da Divisão de Fiscalização de Fauna, não visam em nenhum momento impedir o trabalho dos pesquisadores, respaldado por licenças concedidas pelo instituto. “O que pretendemos é coibir toda e qualquer tentativa de desvio de animais ou materiais genéticos destinados à pesquisa. Por isso temos estado cada vez mais presentes nos aeroportos brasileiros”.

De acordo com a Superintendência do Ibama em Belém/PA, Ravetta informou que há um convênio firmado entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS) e que permitia a coleta de animais com fins de pesquisa da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Cujubim (AM) para o Inpa.

Ravetta chegou ao aeroporto de Belém com os 103 animais silvestres acondicionados em caixas de isopor sem licença de transporte dos animais para fora do Estado do Amazonas. Ao viajar para Belém com os animais coletados, o pesquisador desrespeitou a licença nº 22/2006 NUFAS/IBAMA-AM, infringindo com isso a norma prevista no inciso III do artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).

Segundo o analista ambiental Bruno Barbosa, da Divisão de Fiscalização do Acesso ao Patrimônio Genético COFIS/CGFIS, a princípio o caso não pode ser enquadrado como biopirataria, entendida como acesso não autorizado ao patrimônio genético. “As informações de que dispomos revelam que o transporte dos animais silvestres se deu sem autorização, o que por si só configura infração ambiental passível de penalização pelo Ibama”, disse.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Sandra Sato e Sandra Tavares)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.