Panorama
 
 
 

ENCALHES DE MAMÍFEROS AQUÁTICOS SÃO MONITORADOS EM EXPEDIÇÃO NO MARANHÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

São Luis (10/04/2006) - A segunda etapa da expedição para monitoramento de encalhes de mamíferos aquáticos no litoral do Maranhão terminou ontem. O Ibama, através do Centro Mamíferos Aquáticos (CMA), pretendeu levantar informações sobre esses encalhes dos quais se têm pouco registro no estado.

Na primeira etapa, realizada entre os dias 11 e 14 de janeiro, a equipe encontrou seis carcaças de cetáceos, sendo duas de baleias e quatro de golfinhos. Houve dificuldades para identificação das espécies devido o avançado estado de decomposição dos animais.

Nesta fase, a expedição percorreu os 120 quilômetros de praia, situada dentro do Parque Nacional de Lençóis Maranhenses. “Fizemos este mesmo percurso, para primeiro fazermos o reconhecimento da área e definirmos a região em que os animais serão estudados”, explica a analista ambiental do Ibama, Carolina Alvite.

O objetivo da expedição, que contou com o apoio da Fundação Mamíferos Aquáticos e da Companhia Vale do Rio Doce, foi levantar informações inéditas sobre a ocorrência dos mamíferos aquáticos na região. Os animais encalhados fornecem dados valiosos para pesquisa e construção de estratégias de conservação. “Vamos realizar um trabalho sistemático durante o ano de 2006 para criarmos um banco de dados que dê subsídio às ações de preservação do Ibama no Maranhão”, diz Carolina Alvite.

Uma equipe, formada por representantes da gerência, do CMA e por técnicos do Parque Nacional de Lençóis Maranhenses, vai realizar todo o estudo dos mamíferos aquáticos encalhados no estado. Será também colocada em prática uma campanha educativa para conscientizar a população ribeirinha da necessidade de comunicar as ocorrências de encalhes que aconteçam na região. “Várias prefeituras, colônias de pescadores e comunidades locais serão alvos de uma campanha de encalhes de mamíferos aquáticos no Maranhão”, completa a bióloga.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.