Panorama
 
 
 

GOVERNO FEDERAL, ESTADUAL, MUNICIPAL E SOCIEDADE CIVIL FECHAM ACORDO SOBRE OBRAS AMBIENTAIS

Panorama Ambiental
Goiânia (GO) – Brasil
Abril de 2006

12/04/2006 - Para selar o acordo de cooperação técnica,visando acertar condicionantes para a renovação da licença ambiental do novo Terminal do Aeroporto de Goiânia, o Governo de Goiás, através da AGMA, esteve reunido na quarta-feira (12), pela manhã, no Palácio do Planalto, em Brasília, com os representantes do Governo Federal, Gabinete Pessoal da Presidência da República e Infraero, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Goiânia(Semma), o Instituto Leonardo Rizzo e o artista plástico Siron Franco.
A proposta discutida em comum acordo entre as partes é implantar o Museu do Cerrado, o Museu das Águas e o Parque do Córrego Jaó. Através do Programa de Apoio a Ações Ambientais(P3A), da AGMA, a Infraero vai custear os projetos dos museus e a execução dos mesmos.
O município de Goiânia, através da Semma, será ouvido no processo de licenciamento e se manifestará a respeito do projeto do Parque do Córrego Jaó. Através de Termo de Cooperação entre o Estado e o Município, os projetos dos museus serão integrados ao projeto do parque.
Tudo isso fará parte da renovação da licença do Aeroporto. “Antes de ser um castigo, salienta o superintendente de Meio Ambiente e Energia da Infraero, Denner Seripiere Veronese, é uma satisfação estar em parceria com os governos federal, estadual e municipal, além da sociedade civil para a consolidação dessa obra”.
Leonardo Rizzo, presidente do Instituto Rizzo, do qual fazem parte o artista plástico Siron Franco (autor da idéia do projeto do Museu do Cerrado) e o jornalista Washington Novaes (autor da idéia do Museu das Águas), se diz satisfeito. Segundo ele, iniciativas deste tipo, vem mais um vez provar que parcerias honestas com fins de defesa do meio ambiente e da sociedade sempre serão bem recebidas.
O assessor da Presidência da República Delcimar Pires, salientou que "o governo federal solicitou o empenho da sua equipe para ajudar na realização dos projetos".
Siron Franco esclareceu, na reunião, o seu projeto: “serão mil cubos de acrílico transparente, contendo cada um, uma espécie da fauna e flora de nosso Cerrado. Será um Museu diferente e educativo, pois além de educar estará preservando o Cerrado”.
Osmar Pires, presidente da AGMA, declarou que os projetos se localizam em uma área rica em nascentes de mananciais que deságuam no rio Meia Ponte e cumprirão papel educativo na proteção das águas.
Já Clarismino Júnior, titular da Semma, salientou o trabalho em defesa do meio ambiente realizado em Goiânia com a implantação de Parques Municipais.
Os setores técnicos das instituições envolvidas vão agora, detalhar os projetos, seus orçamentos e cronogramas para serem discutidos no dia 15 de maio em Goiânia.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Goiás (www.agenciaambiental.go.gov.br)
Assessoria de imprensa (Denner)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.