Panorama
 
 
 

IBAMA PARTICIPOU DA PRISÃO E APREENSÃO DE DOCUMENTOS DA QUADRILHA QUE FALSIFICAVA ATPF NA BAHIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

Brasília (10/04/2006) - Servidores da sede do Ibama participaram lado a lado com a Polícia Federal das ações de campo que resultaram nas prisões dos integrantes da quadrilha que falsificava e vendia Autorizações para Transporte de Produtos Florestais (ATPF) para o trânsito de carvão ilegal extraído da mata nativa do cerrado baiano. O auditor Henrique Barros e o analista ambiental Rodrigo Fontoura acompanharam as batidas policiais nos municípios de Barreiras e Bom Jesus da Lapa, onde a ação foi desencadeada na madrugada da última quinta-feira. Antes, Henrique havia participado na construção das auditorias que levantaram as irregularidades envolvendo um sevidor e uma ex-servidora do Ibama.

A presença na ação policial de servidores do Ibama, cujos fiscais têm poder de polícia, foi importante para a correta identificação de documentos de natureza ambiental apreendidos na residência dos presos, sobre os quais a PF não tem domínio. Os servidores do Ibama ajudaram a identificar documentos impressos e a recolher computadores com registros eletrônicos.

Às 5h da manhã do dia em que foi deflagrada a operação, Henrique e Rodrigo estavam, juntamente com policiais federais, dentro de viaturas à paisana, em frente das casas dos suspeitos. E continuaram com eles quando invadiram, com mandados de busca e apreensão, as casas dos acusados. "A relação foi extremamente respeitosa. Os agentes da PF nos trataram como colegas e os delegados, como delegados", contou Rodrigo. Henrique concorda: "Foi uma parceria construtiva e proveitosa", acrescentou.

A prisão da quadrilha foi possível porque o Ibama decidiu cortar a própria carne. "Percebemos que havia desvios de conduta e, a partir de auditorias, identificamos os problemas. Foram mais de doze meses de investigação e recolhimento de evidências que possibilitaram à Polícia Federal comprovar os crimes", explicou o auditor Henrique.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Rubens Amador)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.