Panorama
 
 
 

IBAMA, RECEITA E PF APREENDEM ANIMAIS SILVESTRES NO AEROPORTO EM BELÉM

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

Pará (10/04/2006) - 103 animais silvestres processados para coleção científica e transportados pela Organização Não Governamental Sapopema de Manaus (AM), foram apreendidos no aeroporto de Belém, na manhã de ontem, por 14 fiscais do Ibama, da Receita Federal e da Polícia Federal.

A valiosa coleção científica estava em poder do pesquisador André Venetta que disse para a fiscalização do Ibama que a o material ficaria sob a guarda do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), em Belém. A direção do museu não confirmou que receberia o material. Venetta apresentou a autorização do Ibama para captura e transporte dos mamíferos para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), com sede em Manaus, para fins de pesquisa científica. Agentes da Polícia Federal informaram que o pesquisador será conduzido para Delegacia de Crimes Ambientais do órgão em Belém, para prestar esclarecimentos.

Nilma Sarmento, analista ambiental do Ibama, informou que a apreensão foi consumada depois que o analista ambiental João Alfredo da Mota, Chefe do Núcleo de Fauna Silvestre do Ibama confirmou que o material não podia ser conduzido para Belém e tampouco ser entregue ao Museu Emílio Goeldi. A autorização do Ibama era somente para o transporte para o Inpa, em Manaus. Os 103 mamíferos apreendidos ficarão sob a guarda do Núcleo de Fauna do Ibama, em Belém.

Jabuti - No meio do tumulto da apreensão da coleção científica no aeroporto em Belém, um fato inusitado. Um passageiro não identificado, ao perceber a presença da fiscalização do Ibama, da Receita e da Polícia Federal abandonou, no banheiro do aeroporto, um jabuti que era “passageiro” dentro de uma mala do vôo 3893 da TAM, onde foram apreendidos os mamíferos. O quelônio foi também confiscado pelo Ibama.

Conheça as espécies apreendidas pelo Ibama em Belém: guariba (02); quati (02) quatipuru (11); jupara (02); gatiara (01); porco espinho (01); marsupiais (12); macaco zog zog (09); macaco prego (06); macaco parauacu (03); macaco cairara (05); macaco sagui da boca branca (09); sagüi da boca preta (05); macaco de cheiro (12); macaco barrigudo(01); cutia (02); veado mateiro-somente o couro (01); roedores (17); tatu com 15kg (01) e jabuti (01).

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Edson Gillet Brasil)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.