Panorama
 
 
 

INPE FAZ DESCARTE CORRETO DE RESÍDUOS QUÍMICOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

12/04/2006 - Monitoramento da Amazônia, previsão do tempo, observação do buraco na camada de ozônio são algumas atividades do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, que visam ao desenvolvimento e bem-estar humanos. Mas a preocupação com o meio ambiente não se restringe a fenômenos externos, ela está dentro dos muros da Instituição, que é sediada em São José dos Campos (SP). Prova disso é a Comissão Permanente para Produtos Químicos, criada pelos próprios funcionários para a eliminação correta dos resíduos gerados pelo Instituto.

No último dia 5 de abril, foram retiradas cinco toneladas de resíduos químicos produzidos, principalmente, nos laboratórios de química do Inpe, como os laboratórios de Integração e Testes (LIT), de Sensores e Materiais (LAS), e de Plasma (LAP). Nesse primeiro descarte, a maior parte dos resíduos veio do Laboratório de Circuito Impresso, que possuía grande quantidade de produtos vencidos devido à redução das atividades de produção desse laboratório.

A comissão para produtos químicos é responsável por três atividades: revisar e atualizar o manual de produtos químicos do Inpe, implementar e manter a infra-estrutura do almoxarifado e elaborar projetos básicos para contratação de serviços de descarte de resíduos químicos.

“Enquanto estão armazenados, esses resíduos podem causar danos à saúde dos funcionários em um eventual acidente. No caso de descarte indevido, a pior conseqüência é a contaminação da água dos rios e lençóis freáticos. Como exemplo, podemos citar o descarte de óleos: 1 litro de óleo pode contaminar 1 milhão de litros de água”, afirma Maria Lucia Brison de Mattos, do LAS/Inpe.

Criada em 12 de julho de 2005, a Comissão Permanente para Produtos Químicos reúne 14 servidores do Instituto, entre eles funcionários que trabalham na área de química de seus departamentos e, ainda, técnicos, um engenheiro de segurança e um administrador de empresas.

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa (INPE)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.