Panorama
 
 
 

INSTITUIÇÕES CIENTÍFICAS ESTUDAM SISTEMAS ECOLÓGICAS DE ECORREGIÃO DA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

12/04/2006 - A região Xingu-Tapajós, ameaçada pelo garimpo de ouro, madeireiras e projetos agropastoris, começa a ser protegida, a partir de maio, por uma rede formada por 8 entidades de pesquisas, que vão elaborar estudos detalhados dos seus sistemas ecológicos com o objetivo de orientar políticas capazes de promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia brasileira.

O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) unidade vinculada ao Ministério da Ciência (MCT), coordenará a rede multidisciplinar de pesquisa, que envolve o Centro de Ecologia e o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Departamento de Zoologia e o Laboratório de Ictiologia da Universidade Rural da Amazônia, a Fundação Oswaldo Cruz, a Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM/MME) e os Batalhões de Selva do Exército.

O estudo da ecorregião formará um banco de dados com informações sobre o meio físico, biótico e abiótico, geologia, solos, geomorfologia, vegetação, hidrologia, qualidade das águas fluviais, clima e biogeografia de organismos aquáticos, em especial, peixes, moluscos e insetos.

Atravessada pela rodovia Transamazônia, a região tem cerca de 1 milhão de quilômetros quadrados, abrange 30 municípios e é habitada, sobretudo, por povos indígenas. Abrigando um impressionante nível de biodiversidade, e de recursos minerais e hídricos, ela é ameaçada tanto pela urbanização sem controle, quanto pela exploração de madeiras e de ouro, o que tem gerado inúmeros conflitos.

O grupo de pesquisa escolheu estudar a ecorregião Xingu-Tapajós por se tratar de área localizada na Amazônia brasileira, de “profundo interesse científico por pesquisadores nacionais e internacionais, possibilitando a associação e integração de múltiplas instituições brasileiras” Serão investidos no projeto R$ 320 mil, recursos oriundos do Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-Hidro), do Conselho Nacional de Estudos e Pesquisas (CNPq/MCT).

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa (Helena Beltrão)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.