Panorama
 
 
 

MARINA SILVA ASSINA PROTOCOLO DE INTENÇÕES PARA PAVIMENTAR A PARATY-CUNHA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

13/04/2006 - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, assinou nesta quinta-feira (13), em Paraty, no Rio de Janeiro, um protocolo de intenções para a pavimentação da estrada que liga o município carioca à cidade de Cunha, em São Paulo. O trecho de 9 Km da RJ-165 é de terra. A estrada Paraty-Cunha, como é conhecida, passa pelo meio da Mata Atlântica, já que corta o Parque Nacional da Bocaina.

A pavimentação da estrada é uma polêmica que se arrasta há cerca de 50 anos. Estudos revelam que ela foi aberta em 1560, para o escoamento do ouro de Minas Gerais em direção ao Porto de Paraty. Ela foi construída por escravos e índios e abandonada após o ciclo do ouro. Só foi retomada no início da década de 50.
O ministério e o Ibama firmaram uma parceria com as prefeituras de Cunha, São Paulo e Paraty para pavimentar a estrada. A Eletronuclear também se comprometeu em auxiliar na captação de recursos para a obra, que será compatível com o plano de manejo do parque. "Os arranjos estão sendo feitos em cumprimento da legislação brasileira", disse a ministra.
Ainda em Paraty, Marina Silva assinou dois termos com a Eletronuclear. Num, a companhia se compromete a investir R$ 1,8 milhão no Parque Nacional Bocaina e na Estação Ecológica de Tamoios como compensação ambiental pela Usina Angra II.

Noutro, ela doa uma sede para a Estação Ecológica. "A compensação ambiental é uma obrigação para todo o investimento que tenha impacto ambiental", destacou a ministra. Para Marina Silva, essa é uma demonstração de que é possível compatibilizar desenvolvimento com preservação ambiental e de criar uma cultura de sustentabilidade.
 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Gerusa Barbosa)
Foto: MMA

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.