Panorama
 
 
 

MARINA SILVA LANÇA DIRETRIZES PARA VISITAÇÃO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

A ministra Marina Silva aproveitou a solenidade de início das comemorações dos 70 anos do Parque Nacional de Itatiaia, na terça-feira, para fazer o pré-lançamento de um programa de investimentos em parques nacional e assinar uma portaria que estabelece critérios para visitação nas unidades de conservação.

O Programa Nacional de Estruturação de Uso Público em Parques Nacionais prevê parcerias com a iniciativa privada para investimentos no potencial turístico desses parques.

As primeiras unidades a serem beneficiadas serão o Parque Nacional do Itatiaia, da Tijuca e da Serra dos Órgãos - no Estado do Rio de Janeiros, o Parque Nacional do Iguaçu no Paraná, Abrolhos na Bahia, além do Arquipélago de Fernando de Noronha, distrito de Pernambuco.

Segundo dados do Ministério do Turismo, a soma dos parques brasileiros recebe menos visitação de que qualquer parque médio nos Estados Unidos. “Precisamos melhorar as estruturas para que os parques sirvam ao seu objetivo que é preservar, educar, favorecer pesquisas e permitir o turismo ecológico e a recreação”, afirma Walter Behr.

Critérios para a visitação - Na cerimônia, Mariana Silva, assinou a portaria de lançamento das Diretrizes para Visitação em Unidades de Conservação. O documento, coordenado pela Diretoria de Áreas Protegidas do MMA e produzido em parceria com o Ibama, objetiva orientar gestores de áreas protegidas para melhorar os serviços oferecidos aos visitantes.

No documento há regras e sugestões para cada atividade especifica como esportes radicais, educação ambiental entre outras, e indicações para inclusão e valorização de culturas locais.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Luiz da Motta)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.