Panorama
 
 
 

MARINA SILVA LANÇA PACOTE DE OBRAS PARA REVITALIZAÇÃO DO PARQUE DE ITATIAIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

11/04/2006 - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, lança nesta quarta-feira (12), às 10h, na sede do Parque Nacional do Itatiaia, região sul do estado do Rio de Janeiro, uma série de ações de revitalização daquela unidade de conservação (UC). A ministra assinará portaria aprovando e recomendando as Diretrizes para Visitação em Unidades de Conservação, elaboradas sob com a coordenação da Diretoria de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente. A cerimônia marca o início das comemorações dos 70 anos do Parque, que vai se estender até o ano que vem com diversos eventos e um programa de reformas.
O documento propõe o desenvolvimento do turismo nessas áreas de forma compatível com um dos principais objetivos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc): a preservação da biodiversidade. O governo entende que a atividade, cuja demanda vem crescendo a cada ano, pode gerar recursos para a conservação da natureza nas UCs e ainda potencializar o uso sustentável dos serviços vinculados aos ecossistemas.
No pacote de obras, a ministra assinará termo de compromisso com a empresa Novatrans no valor de R$ 3 milhões, que serão aplicados na reforma do centro de visitantes, que possui uma biblioteca com obras raras, auditório para 50 pessoas e um museu com dezenas de espécies empalhadas da Mata Atlântica. A sede administrativa também será reformada e ampliada.
Criado em junho de 1937 pelo então presidente Getúlio Vargas, o Parque Nacional do Itatiaia foi a primeira unidade de conservação criada no Brasil. Abrange uma área de cerca de 30 mil hectares, que guarda centenas de nascentes, formações rochosas (como o pico das Agulhas Negras), além de uma importante reserva de Mata Atlântica, refúgio para uma rica fauna, incluindo o sapo flamenguinho (Melanophryniscus moreirae), espécie que só existe na região.
Ainda no evento, Marina Silva fará o pré-lançamento do Programa Nacional de Estruturação de Uso Público em Parques Nacionais, com ações para expandir a visitação de turistas brasileiros e estrangeiros aos parques nacionais. A idéia é conceder à iniciativa privada licença para investir e explorar o potencial turístico desses parques. O Parque Nacional do Itatiaia, da Tijuca e da Serra dos Órgãos (RJ), o Parque Nacional do Iguaçu (PR), Abrolhos (BA), além do Arquipélago de Fernando de Noronha, distrito de Pernambuco serão as primeiras unidades beneficiadas.
Participarão da cerimônia, o presidente do Ibama, Marcus Barros; o diretor de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, Maurício Marcadaente; o diretor nacional de Ecossistemas do Ibama, Valmir Ortega; o superintendente do Ibama no Rio, Rogério Rocco; o chefe do Parna do Itatiaia, Walter Behr, entre outras autoridades.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Gerusa Barbosa)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.