Panorama
 
 
 

MATA ATLÂNTICA GANHA CINCO NOVOS POSTOS DE FISCALIZAÇÃO

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Abril de 2006

10/04/2006 - Nos últimos dois anos, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, por meio do Programa Pró-Atlântica, instalou mais cinco postos policiais para intensificar o monitoramento e fiscalização dos 12 mil quilômetros quadrados de Mata Atlântica no Estado – localizados na Serra do Mar, planície litorânea e Vale do Rio Ribeira.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e presidente do IAP, Rasca Rodrigues, disse que o programa Pró-Atlântica investiu nestes dois anos mais de R$ 6,2 milhões em obras, equipamentos, veículos, barcos e cursos que trouxeram mais eficiência e agilidade à proteção e preservação dos recursos naturais do bioma Mata Atlântica. Os investimentos são oriundos de acordos de cooperação financeira firmados entre a Secretaria do Meio Ambiente e o banco alemão KFW para execução do programa Pró-Atlântica.

De acordo com o secretário, os postos foram estrategicamente construídos para ampliar as ações de fiscalização em áreas que sofrem intensa pressão ambiental. “A instalação destes postos reforça a fiscalização da floresta atlântica e Serra do Mar. O governo ainda entregou aviões motoplanadores, barcos e helicópteros com horas programadas de vôo para acabarmos com a predação na região”, acrescentou Rasca.

Os postos foram implantados em Guaraqueçaba, Tijucas do Sul, Guaratuba, Tunas do Paraná e Morretes e são utilizados pelos profissionais do Programa Força Verde, que integra as ações dos agentes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) com o Batalhão de Polícia Ambiental. Além dos postos, a região também é fiscalizada pelo escritório regional do IAP no Litoral.

Em 2005 e 2004, o escritório regional do IAP no Litoral emitiu 212 autos de infração. Cerca de 60% foram relacionados a crimes contra a flora e a fauna característica do bioma. Somente em 2005 foram emitidos 60 autos de infração por danos à flora e mais 32 por danos à fauna.

Na região de Morretes, por exemplo, há grande incidência de crimes ambientais como desmatamento, exploração irregular de palmito e caça predatória.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.