Panorama
 
 
 

McDONALD’S DIZ QUE INVESTIGARÁ DENÚNCIAS DE QUE É RESPONSÁVEL POR DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

10/04/2006 - Brasília - Em comunicado oficial, a rede mundial de lanchonetes McDonald’s informa que vai iniciar "imediatamente" uma investigação sobre as denúncias de que contribui, de maneira indireta, para o desmatamento da Amazônia.

Segundo o relatório "Comendo a Amazônia", divulgado pela organização não-governamental Greenpeace Internacional, além do McDonald’s, supermercados e restaurantes da Europa colaboram com a destruição da Amazônia ao comprar frangos alimentados com farelo de soja produzida na região.

Em nota, o diretor de Qualidade e Segurança do McDonald’s Europa, Keith Kenny, afirma que a rede está "muito preocupada" com questões ligadas ao meio ambiente, tanto em relação à atuação de suas franquias como às responsabilidades dos fornecedores.

"Para chegar a uma rápida conclusão, continuaremos conversando com o Greenpeace para entender perfeitamente as suas preocupações, além de contatar outras organizações como a Conservation Internacional, (ONG especializada em política florestal). Acreditamos no diálogo aberto, como mantivemos com o Greenpeace em muitos outros temas há muitos anos", diz o texto.

O coordenador da Campanha da Amazônia do Greenpeace, Paulo Adário, explicou que a relação do McDonald’s com a destruição da Amazônia é indireta. "O que o relatório do Greenpeace procura mostrar é como as empresas européias, as grandes corporações, têm um papel, cada uma delas, na destruição da Amazônia".

Segundo ele, o documento é importante porque procura mostrar a relação entre a demanda mundial por soja e a destruição da Floresta. Adário explica que a soja é um produto usado em mais de 1,2 mil alimentos, sendo o grão mais consumido em todo o mundo. "A idéia do relatório era acompanhar em detalhes toda a cadeia que gera, ao seu final, um sanduíche na Europa e uma floresta desmatada no Brasil", argumentou o ambientalista.

O estudo é resultado de uma investigação sigilosa feita durante dois anos nas regiões de produção e consumo de soja. Foram feitas análises de imagens de satélite, investigações de campo, sobrevôos, entrevistas com políticos, representantes de comunidades afetadas e da indústria, além do monitoramento de navios cujo destino era o mercado internacional.

"É como se tivéssemos acompanhado o caminho de um grão de soja do Mato Grosso ou Santarém (PA), do silo, onde é depositado, para depois ser embarcado em um navio e levado para Europa", explicou Adário. "De lá vai para uma empresa processadora que esmagará a semente, e o farelo da soja vai ser utilizado como alimento para o frango que vai virar nuggets vendido no McDonald’s", completou.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ivan Richard

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.