Panorama
 
 
 

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA FARÁ MAPEAMENTO DE POTENCIAL HIDRELÉTRICO BRASILEIRO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

12/04/2006 - Rio - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, está trabalhando na formulação do novo Inventário Hidrelétrico, que dará a noção exata do potencial hidrelétrico a ser explorado no país para geração de energia. O último inventário data de 1960.

A informação foi dada hoje (12) pelo presidente da EPE, Maurício Tolmasquim. Segundo ele, os números disponíveis indicam que apenas 25% do potencial hidrelétrico nacional teria sido aproveitado até agora, sendo que existem dúvidas em relação à disponibilidade dos 75% restantes.

"O inventário é um elemento fundamental, porque ele define qual é o potencial de usinas viáveis que você tem para serem leiloadas no futuro. Então, ele é uma maneira de se conhecer melhor o potencial", disse, acrescentando que o documento será um processo contínuo e permanente. Os primeiros resultados deverão ser conhecidos no prazo de um ano e meio a dois anos.

Segundo Tolmasquim, os objetivos do trabalho são maximizar a eficiência econômico-energética e minimizar os impactos sócio-ambientais dos empreendimentos. Os novos estudos do inventário serão acompanhados de avaliação ambiental integrada.

Os primeiros estudos estão sendo feitos por empresas privadas de engenharia, contratadas pela EPE na Amazônia, onde as usinas representam 0,22% do bioma amazônico (dá-se o nome de bioma a uma comunidade biológica, ou seja, a fauna e aflora e suas interações entre si e com o ambiente físico: solo, água e ar).

Na opinião de Tolmasquim, esse percentual é muito reduzido. "Essas usinas estão ocupando muito pouco em relação ao benefício que podem trazer para o país", observou, acrescentando que questões ambientais são mais difíceis de serem resolvidas naquela região. A isso se aliam também as questões econômicas, pois "como o centro de carga está no Sudeste, quanto mais longe, mais custoso é".

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Alana Gandra

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.