Panorama
 
 
 

NAVIO DO GREENPEACE É ABERTO PARA VISITAÇÃO EM SALVADOR DURANTE A PÁSCOA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2006

13.04.2006 - Capital baiana será o primeiro município do Nordeste a aderir ao programa Cidade Amiga da Amazônia

Após passar por Porto Alegre e Santos, o navio do Greenpeace MY Arctic Sunrise estará em Salvador de 14 a 17 de abril. No sábado e no domingo, dias 15 e 16, será aberto à visitação pública, seguindo depois para Recife e Fortaleza. Além de conhecer as instalações do barco, a população poderá visitar uma exposição fotográfica que retrata as belezas, as ameaças, os desafios e o trabalho do Greenpeace na Amazônia. O objetivo da expedição pela costa brasileira, que é parte da campanha global pela proteção das florestas, é levar a realidade de regiões remotas da Floresta Amazônica aos grandes centros urbanos do nosso litoral.

Entre os eventos que o Greenpeace promove na capital baiana, está prevista a assinatura pelo prefeito João Henrique do termo de compromisso com o Cidade Amiga da Amazônia, no dia 17. Salvador será o 30º município brasileiro a aderir ao programa e o primeiro na região Nordeste. Criado pelo Greenpeace, o Cidade Amiga da Amazônia incentiva prefeituras brasileiras a adotarem leis que evitem o consumo de madeira nativa de origem criminosa nas compras e licitações públicas.
As prefeituras consomem grandes volumes de madeira em obras públicas, como escolas e postos de saúde, e podem tornar-se exemplos de consumo responsável. Estima-se que entre 60% e 80% de toda madeira produzida na Amazônia seja ilegal. “Esta expedição mostra que nosso trabalho vai muito além da denúncia”, afirma Paulo Adário, coordenador da campanha Amazônia do Greenpeace.

“Estamos apresentando propostas práticas de combate ao desmatamento. Acreditamos que apenas a ação urgente de todos os níveis de governo e da sociedade como um todo pode reverter a atual tendência de destruição do patrimônio amazônico”.

Nos últimos anos, o desmatamento na Amazônia tem sido impulsionado pela expansão descontrolada da fronteira agropecuária capitaneada pela soja, além da exploração ilegal e predatória de madeira. Apesar de suas boas iniciativas na área florestal, o governo Lula acumula o maior índice de desmatamento da história do País: desde o dia de sua posse, a Amazônia perdeu mais de 70 mil quilômetros quadrados de florestas.

O Greenpeace acredita que a solução para a Amazônia passa pelo estabelecimento de uma “barreira verde” formada por áreas protegidas e de uso sustentável nas regiões de floresta que sofrem maior pressão da exploração madeireira e expansão agropecuária. A criação e implementação de unidades de conservação protege a biodiversidade e o direito das comunidades tradicionais, impede a grilagem de terras e serve como contenção ao corte raso das árvores. Durante a expedição, ativistas e voluntários vão coletar assinaturas pedindo o estabelecimento de uma “barreira verde” na Amazônia contra o desmatamento.

Uma outra atividade de destaque que o Greenpeace promove na capital baiana é o evento cultural, que acontece no porto, no dia 17 a partir das 19h. Já estão confirmadas as presenças de DJs de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, como o Eletrocooperativa. O evento contará também com performances de Denis Sena & Graffitti Terceira Idade e de grupos de cultura popular da Bahia. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados durante a visitação pública ao navio no fim de semana.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Greenpeace

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.