Panorama
 
 
 

OPERAÇÃO SEMANA SANTA FISCALIZA PESCA EM GOIÁS

Panorama Ambiental
Goiânia (GO) – Brasil
Abril de 2006

11/04/2006 - Muitos goianos e turistas de outros Estados aproveitam o feriado da Semana Santa para pescar nos rios e lagos de Goiás. Cientes do aumento do consumo de peixe neste período do ano, a maioria dos pescadores também intensifica seu trabalho durante a Semana Santa e em busca de uns trocados a mais acabam desrespeitando a legislação ambiental.
Para coibir as infrações e a pesca predatória em rios e lagos goianos durante o feriado, a Agência Ambiental iniciou no dia 11 de abril mais uma edição da Operação Semana Santa. Até domingo (16), cerca de 50 agentes vão reforçar a fiscalização nos cinco postos fixos da Agência Ambiental instalados em Santa Fé, Rio Tesoura (entre Nova Crixás e Mozarlândia), Bandeirantes, Luís Alves e Rio Verdinho (no pontal sul da Ilha do Bananal).
Equipes volantes também vão atuar no Rio dos Bois, vários trechos do Rio Araguaia, Aruanã e nos lagos de Serra da Mesa, Corumbá, Três Ranchos e Buriti Alegre. As equipes vão autuar todos que forem flagrados pescando sem a licença de pesca ou usando material predatório, como redes e tarrafas. Neste caso, o material também será apreendido.
Quem não respeitar o tamanho mínimo permitido para a captura de cada espécie de peixe também será autuado e terá o pescado apreendido pelos fiscais. O mesmo vai acontecer com quem estiver transportando uma quantidade de pescado superior à permitida por lei.
De acordo com a legislação, cada pescador pode transportar até cinco quilos de peixe mais um exemplar de qualquer espécie. Mas, os pescadores devem ficar atentos ao tamanho mínimo permitido para a captura de cada espécie (esses tamanhos podem ser observados no verso da licença de pesca) e para a proibição da pesca de pirarara, pirarucu e filhote – espécies ameaçadas de extinção.
Na Operação Semana Santa de 2005, a Agência Ambiental apreendeu 850 quilos de peixes, 75 aves, além de vários materiais predatórios. Também foram aplicadas 36 multas no valor total de R$ 363.600,00. Neste ano, devido às chuvas e as cheias dos rios, o gerente de Fiscalização da Agência Ambiental, Renato Veras, acredita que os fiscais terão menos trabalho no combate à pesca irregular.
Mas, ele adianta que as equipes também vão combater outras agressões ambientais, como o desmatamento e o transporte clandestino de carvão. Os fiscais ainda realizarão um trabalho educativo, orientando ribeirinhos e turistas sobre as normas de convivência nos acampamentos e de proteção ao meio ambiente.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Goiás (www.agenciaambiental.go.gov.br)
Assessoria de imprensa (Rosane Rodrigues da Cunha)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.