Panorama
 
 
 

PETROBRAS ATENDE ÚLTIMA EXIGÊNCIA DO IBAMA PARA OBTER LICENÇA DE
OPERAÇÃO DA P-50

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

Brasília (12/03/2006) – A Petrobrás assinou Termo de Concordância que faltava para o Ibama conceder a licença de operação da P-50, plataforma no litoral de Campos. No documento, o diretor da Petrobrás, Guilherme Estrella, aceita pagar compensação ambiental pelos impactos causados com a construção da plataforma, que assegurará ao Brasil a autosuficiência no abastecimento de petróleo.

O Termo de Concordância, datado de 11 de abril, chegou ontem à Diretoria de Licenciamento Ambiental. Com o documento, a Petrobrás cumpre a condicionante 2.10, da Licença de Instalação da P-50, expedida pelo Ibama em 2004. “Com isso, fica atendida a última pendência relativa à liberação da licença de operação da Plataforma P-50, que deve ser assinada até a próxima segunda-feira (17) pelo presidente Marcus Barros”, afirmou o diretor de Licenciamento Ambiental, Luiz Felippe Kunz Júnior.

A compensação ambiental é uma exigência da Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC. “Na qualidade de representante da empresa Petróleo Brasileiro SA – Petrobras, concordo com a aplicação do índice mínimo de gradação de 0,5% (meio ponto percentual) do valor total do empreendimento cadastrado no Ibama, correspondendo a R$ 5.595.720,00 (cinco milhões e quinhentos e noventa e cinco mil e setecentos e vinte reais)”, informa o diretor no Termo de Concordância.

No final do documento, o diretor concordou ainda em rever o valor de 0,5% cobrado a título de compensação ambiental, tendo em vista que a metodologia de avaliação dos empreendimentos de significativo impacto ambiental está em fase de revisão e o percentual poderá sofrer mudanças.

“Caso haja alguma alteração da metodologia de gradação, o valor remanescente da compensação ambiental será objeto de revisão e será desembolsado posteriormente, conforme cronograma a ser negociado com o Ibama”, conclui Estrella no documento.

O valor da compensação da P-50 será investido pela Petrobrás na implementação de unidades de conservação, a serem definidas pela Câmara de Compensação do Ibama.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Sandra Tavares)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.