Panorama
 
 
 

PREVFOGO: 17 ANOS DE LUTA CONTRA OS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

Brasília (11/04/2006) - O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) completou ontem 17 anos de existência. No decorrer desses anos o Centro desenvolveu várias ações de combate ao fogo nas florestas. Promoveu também campanhas educativas voltadas ao manejo seguro do fogo por produtores rurais; deu treinamento e capacitação para brigadistas; dedicou-se ainda ao monitoramento, à pesquisa e ao manejo de fogo nas unidades de conservação administradas pelo Ibama, estabelecendo parcerias com estados e municípios.

Para comemorar a data será realizada hoje, às 14 horas, uma solenidade comemorativa, no auditório do Centro de Monitoramento Ambiental do Ibama (Cemam). O evento terá as presenças do presidente do Ibama, Marcus Barros, e do coordenador do Prevfogo, Heloiso Figueiredo, além de servidores e demais convidados.

Rede de atuação do Prevfogo - O Prevfogo atua em 184 Unidades de Conservação (UCs) federais, com atenção especial para 72 que sofrem a maior incidência de incêndios. A responsabilidade de elaborar e de executar a política nacional de prevenção e de combate aos incêndios florestais tem sido compartilhada com as coordenações estaduais do Prevfogo, que vêm trabalhando em estreita ligação com as Superintendências e com as equipes das unidades de conservação.

Quando solicitado, o Prevfogo também atende áreas públicas estaduais e municipais, inclusive privadas. “Não se pode debelar o fogo isoladamente. A responsabilidade precisa ser compartilhada pelo Poder Público nos três níveis, além da sociedade civil organizada e do setor privado”, explica o coordenador do Prevfogo, Heloíso Figueiredo.

O monitoramento das unidades de conservação federais e de outras áreas de floresta é realizado por imagens de satélite, recebidas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Através dessas informações, são identificadas as áreas ameaçadas pela ocorrência de incêndios e definidas as melhores formas de intervenção.

As unidades de conservação federais são dotadas de modernos equipamentos de combate aos incêndios florestais, assim como veículos terrestres e alguns dispositivos empregados em países considerados avançados na área de combate a incêndios, como Estados Unidos, Canadá e Chile.

Planos futuros - O maior desafio do Prevfogo no momento é buscar alternativas para o meio agropecuário que dispensem o uso do fogo. Para tanto, torna-se necessário um maior envolvimento de diversos setores da sociedade no processo de elaboração de políticas públicas que gerem as condições para a mudança do modelo hoje aplicado no espaço agrário brasileiro.

A articulação entre órgãos do poder público e outras entidades representativas da sociedade está sendo estimulada pelo centro, através da criação dos Comitês Estaduais de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais. Instituídos por decretos estaduais, são fóruns permanentes que têm como objetivo traçar ações que deverão ser implementadas de forma conjunta, dividindo a responsabilidade sobre as questões relacionadas ao uso do fogo.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Edson Gillet Brasil)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.