Panorama
 
 
 

PROPOSTA PARA NOVO ESTATUTO DO ÍNDIO DEVE SER PONTO FORTE DE CONFERÊNCIA, DIZEM LIDERANÇAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

13/04/2006 - Brasília - No primeiro dia de atividades da Conferência Nacional dos Povos Indígenas, que acontece em Brasília, cerca de 800 representantes indígenas de 225 etnias se dividem em grupos para propor medidas que possam alterar a realidade sobre temas como autonomia, território, educação, saúde e índios urbanos. Até o dia 19, quando termina o evento, o objetivo é elaborar um documento, a ser entregue à Fundação Nacional do Índio (Funai).

Para Daniel Coxini, da etnia Carajá, o mais importante é extrair da conferência uma nova proposta para o Estatuto do Índio. "Algumas leis estão muito defasadas. Sobre a tutela, nós temos condições de dirigir o nosso povo, ter contato com os não-índios. Somos tratados como se fôssemos crianças", disse. "Não defendo tirar a tutela totalmente. Continuaria a tutela do Estado para questões jurídicas, de recursos financeiros, educação, saúde, meio ambiente e demarcação de terras", acrescentou.

A questão da tutela promete gerar polêmica. Daniel Matenho Cabixi, da etnia Parisi, considera que essa é uma "questão esquisita" na conferência. Segundo ele, existem índios favoráveis à continuidade tutelar. "Tem uma tendência de minoria que acredita que as etnias têm condições de não serem tuteladas. A tutela, na concepção de muitas etnias, é uma espécie de guarda-chuva paternalista, que coloca os índios numa certa comodidade. Posso bater em qualquer cidadão e nada me acontece, porque sou índio. Não acho isso correto. Acho que ele deve ser tutelado dentro dos códigos", observou.

Cabixi defende três modalidades de tutela: para índios mais isolados, sem contato com os brancos e suas leis, ele defende a tutela absoluta; para quem tem algum contato, uma tutela mediana; e, para quem está completamente integrado, o fim dela.

Segundo ele, a intervenção direta dos indígenas na elaboração de um novo estatuto é o ponto alto do evento. "O atual Estatuto do Índio, criado em 1973, em plena ditadura militar, é extremamente paternalista, e não foi formulado com a participação dos indígenas. Ficou à revelia dos reais interesses das populações", afirmou.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Keite Camacho

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.