Panorama
 
 
 

REDE DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS DO PARAÍBA DO SUL TERÁ SETE ESTAÇÕES

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2006

13/04/2006 - O engenheiro Otávio Okano, presidente da CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, vai inaugurar no próximo dia 18 de abril, às 10 horas, em Jacareí, a terceira estação da Rede Piloto de Plataformas Hidrológicas de Coleta de Dados da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, que está sendo implantada em parceria com outras instituiçõs.

A estação está localizada nas instalações da Femsa Cerveja Brasil, em Jacareí. As duas primeiras estações, inauguradas no ano passado, estão instaladas na Maxion, em Cruzeiro, e na Basf, em Guaratinguetá. Está prevista a instalação de mais quatro Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) para formar a rede de monitoramento da qualidade das águas do Rio Paraíba do Sul, no trecho paulista, uma das regiões mais industrializadas do país, com uma população de cerca de 2 milhões de habitantes. O monitoramento desse corpo d'água por meio dessa rede é uma iniciativa da CETESB, em parceria com o Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul,

Departamento de Águas e Energia Elétrica - DAEE, Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE e de empresas da região. A rede é a operada por meio de satélites desenvolvidos pelo INPE, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia. Os dados gerados serão processados e distribuídos pelo CPTEC, vinculado ao INPE, que já opera uma rede com, aproximadamente, 700 estações espalhadas por todo o território brasileiro.

A rede em instalação ao longo do Paraíba do Sul irá permitir, às empresas e entidades que participam do projeto, o acesso aos dados em tempo quase real. Entre a coleta dos dados pelos instrumentos à beira do rio até a liberação aos usuários leva-se, em média, 100 minutos. As PCDs são dotadas de sensores que medirão sete parâmetros que indicam poluição de natureza química e orgânica, como o teor de oxigênio dissolvido, condutividade, pH, temperatura, salinidade, turbidez das águas e o nível do rio, que indica indiretamente a pluviosidade e o volume das vazões.
As PCDs de Guará e Cruzeiro ainda estão em fase de validação. Dados coletados manualmente estão sendo comparados com os fornecidos via satélite para os ajustes finais.

As aplicações - O monitoramento das águas do Rio Paraíba do Sul deverá oferecer informações sobre a ocorrência de eventos extremos de poluição ou de enchentes, funcionando como um sistema de alerta no caso de acidentes com cargas perigosas. Outra vantagem do monitoramento é a coleta noturna dos dados possibilitando o conhecimento do comportamento do rio no período em que a atividade industrial se reduz ou até detectar lançamentos clandestinos.

A rede do Paraíba do Sul deverá subsidiar pesquisas coordenadas pelo INPE na área hidrológica e de meio ambiente, como a do programa de Monitoramento Ambiental do Eixo Rio-São Paulo -MARSP, da Divisão de Clima e Meio Ambiente do CPTEC, que pode ser consultado no site.

O MARSP reúne uma série de projetos científicos, baseados em estudos interdisciplinares sobre a região do Vale do Paraíba, incluindo as serras, e Litoral Norte. O programa abrange sistemas de monitoramento e estimula os avanços científicos e tecnológicos que possam contribuir para a solução de problemas ambientais da região. Outro interesse do CPTEC na rede do Paraíba do Sul é a possibilidade de se ampliar, com o uso dos dados sobre chuva, o conhecimento das sazonalidades climáticas da região.

Com a ampliação de pontos monitorados na bacia, integrando dados de qualidade e quantidade da água, será possível gerar séries de dados confiáveis, respaldadas nas séries históricas da CETESB e do INPE-CPTEC. A expectativa é de que os dados possam ainda fundamentar o processo de outorga e cobrança pelo uso da água; subsidiar o planejamento e a execução de obras; ordenar o uso e a ocupação do solo; e oferecer subsídios a estudos hidrológicos para projetos e obras hidráulicas e de abastecimento.

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Renata Egydio)
Fotos: Cetesb

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.