Panorama
 
 
 

TRANSPORTE DE ANIMAIS PARA BELÉM ESTAVA EM DESACORDO COM A LICENÇA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

Brasília (12/04/2006) - O pesquisador André Luis Ravetta foi autuado em R$ 51.500 conforme determina a Lei 9.605/98 - Lei dos Crimes Ambientais pelo "Transporte de 103 indivíduos mortos cujo transporte se encontra em desacordo com o teor da licença nº 22/2006 NUFAS/IBAMA-AM". No último dia 10 de abril, agentes do Ibama, PF e Receita Federal apreenderam no aeroporto de Belém 103 animais silvestres processados para coleção científica que estavam com o pesquisador.

Os mamíferos foram coletados na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Cujubim (AM) pelo pesquisador e mestre em primatas André Ravetta que tinha autorização somente para circular com o material biológico no estado do Amazonas sob a supervisão do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

O pesquisador Ravetta que estava de posse da valiosa coleção científica, disse para a fiscalizaço do Ibama que o material ficaria sob a guarda do Museu Paraense "Emílio Goeldi" (MPEG), em Belém. A direção do Museu em Belém não confirmou que receberia o material. O documento apresentado pelo pesquisador era assinado pela doutora Suely Marques, chefe do setor de mastozoologia do Goeldi. Marques estava viajando no momento da consulta ao órgão.

Ravetta apresentou a autorização do Ibama para captura e transporte dos mamíferos para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), com sede em Manaus, para fins de pesquisa científica. A Superintendência do Ibama no Amazonas confirmou que não emitiu nenhuma autorização para o pesquisador transportar a coleção para Belém.

Os agentes da Polícia Federal conduziram o pesquisador para a Delegacia de Crimes Ambientais do órgão em Belém, para prestar esclarecimentos no final da tarde do dia 10 (segunda).

Nilma Sarmento, analista ambiental do Ibama, informou que apreensão foi consumada depois o analista ambiental João Alfredo da Mota, Chefe do Núcleo de Fauna Silvestre do Ibama confirmou que o material não podia ser conduzido para Belém e nem tampouco ser entregue ao Museu Emílio Goeldi. A autorização do Ibama era somente para o transporte ao Inpa em Manaus. Os 103 mamíferos apreendidos estão sob a guarda do Núcleo de Fauna do Ibama em Belém.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Edson Gillet Brasil)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.