Panorama
 
 
 

ÁREAS PRIORITÁRIAS PARA CONSERVAÇÃO NA MATA ATLÂNTICA ESTÃO SENDO IDENTIFICADAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

18/04/2006 - O Ministério do Meio Ambiente está fazendo o mapeamento das áreas prioritárias para conservação, uso sustentável e repartição de benefícios da biodiversidade na região da Mata Atlântica. Em julho, o governo vai promover reuniões regionais no Sul, Sudeste e Nordeste com ambientalistas, quilombolas, comunidades indígenas, governos estaduais e municipais e sociedade civil para identificar quais áreas deverão receber mais atenção.
Na última semana, foi realizada em São Roque, São Paulo, um encontro com aproximadamente 50 estudiosos da Mata Atlântica. O objetivo era consolidar os dados já disponíveis sobre o bioma. Com base no resultado dessa reunião, a Secretaria de Biodiversidade e Florestas está desenvolvendo um mapa para orientar as discussões das reuniões regionais. A expectativa é de que até outubro se tenha o mapeamento definitivo do bioma.
Em 1999 foi feita a identificação de áreas prioritárias da Mata Atlântica. Na época, um decreto determinou que seria necessário uma revisão desse estudo num prazo de 10 anos. E é essa revisão que o ministério está desenvolvendo agora. "Esse mapeamento é qualitativo. Ele vai dizer onde é preciso conservar ou recuperar, fazer uso sustentável ou implantar uma unidade de conservação. Vai ainda justificar essa definição, apontando, por exemplo, que espécies estão ameaçadas numa área apontada como prioritária para a recuperação da vegetação nativa", explicou Wigold Schäffer, coordenador do Núcleo de Mata Atlântica da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do ministério.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Marluza Mattos)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.