Panorama
 
 
 

COMITIVA DE PARLAMENTARES SUL-AFRICANOS VISITARAM O IBAMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

Brasília (20/04/2006) – Uma delegação composta de sete membros do Comitê Parlamentar da África do Sul visitaram o Ibama de 18 a 20 de abril. Na agenda do grupo estava uma vista ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, ao Laboratório de Produtos Florestais (LPF), ao Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), ao Centro de Monitoramento Ambiental (Cemam), ao Centro de Sensoriamento Remoto (CSR) e ao Centro Nacional de Estudos, Proteção e Manejo de Cavernas (Cecav).

O grupo demonstrou grande interesse pelo sistema de controle e prevenção de incêndios, bem como pelo treinamento desenvolvido nas brigadas. Eles questionaram se é difícil a comunicação dos fiscais do Ibama com comunidades indígenas, tendo em vista que na África é grande o número de dialetos, o que dificulta a comunicação.

Eles se interessaram em saber os locais e o período de maior incidência dos incêndios florestais, quais as tecnologias usadas e como são feitas as queimadas para renovação de pastos, para plantio de cana de açúcar, entre outros fins, bem como se há grande uso doméstico do fogo, como a lenha.

O grupo ficou impressionado com o sistema de monitoramento por satélites e fez muitas perguntas sobre o funcionamento, a implementação do sistema. Muitas falhas foram corrigidas, como, por exemplo, a existência de pontos de foco na água. Hoje a precisão é muito maior, com transmissão das informações sobre o local e a extensão para as equipes.

Eles também conheceram o Cecav, tendo em vista que a África possui muitas cavernas, exploradas durante muitos anos pelo turismo sem qualquer controle governamental. Segundo eles, felizmente no Brasil não há exploração de minérios nas cavernas, o que poderia ter levado à total destruição desses ecossistemas.

Mais recentemente, o governo federal decidiu estabelecer um controle rígido sobre o turismo nesses locais, especialmente nas cavernas com inscrições rupestres, limitando os dias de visitação e os setores internos para evitar inclusive o desgaste do piso.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.