Panorama
 
 
 

CONSCIENTIZAÇÃO E FISCALIZAÇÃO RIGOROSA DIMINUEM AGRESSÕES AMBIENTAIS

Panorama Ambiental
Goiânia (GO) – Brasil
Abril de 2006

18/04/2006 - A Operação Semana Santa, realizada pela Agência Ambiental (AGMA) entre os dias 11 e 17 de abril para coibir as infrações e a pesca predatória em rios e lagos goianos durante o feriado, teve um balanço bastante positivo, que indica que a população goiana e os turistas estão mais conscientes sobre a necessidade de preservação do meio ambiente.
Durante a operação, as equipes de fiscalização da AGMA flagraram e autuaram poucos infratores ao contrário do que aconteceu na Operação Semana Santa de 2005, quando foram aplicadas 36 multas no valor total de R$ 363,6 mil. Neste ano, o total de multas aplicadas pelos fiscais não ultrapassou R$ 1,5 mil.
A quantidade de peixes apreendida também caiu consideravelmente. Em 2005, foram apreendidos 850 quilos de peixes capturados ou transportados de forma ilegal. Neste ano, houve a apreensão de apenas 29 quilos de pescado, que foram doados a instituições filantrópicas. Os fiscais também apreenderam 46 redes, 23 tarrafas, 5 espinhéis, 23 pindas, incinerados no dia 17 de março junto com todo o material predatório apreendido pela fiscalização no trabalho rotineiro e nas últimas operações realizadas pela AGMA.
O Gerente de Fiscalização da Agência Ambiental, Renato Veras, afirma que as chuvas dos últimos dias e as cheias dos rios afastaram os pescadores e reduziram o movimento de visitantes em muitos pontos turísticos, como Luís Alves, que recebeu um número de turistas bem menor do que o esperado. Mas, a principal razão do balanço positivo da operação, segundo ele, além da intensa fiscalização da AGMA, é a “conscientização ecológica da população promovida por meio de campanhas educativas da Agência Ambiental e o apoio dos meios de comunicação”.
O gerente de Fiscalização explica, ainda, que outras agressões ambientais, como o desmatamento e o transporte clandestino de carvão, também foram alvo de rigorosa fiscalização durante a Operação Semana Santa. Poucas infrações foram constatadas nestas áreas. Além de coibir as infrações, os fiscais também aproveitaram a operação para orientar ribeirinhos e turistas sobre as normas de convivência nos acampamentos e de proteção ao meio ambiente.
A operação foi realizada nos cinco postos fixos da Agência Ambiental instalados em Santa Fé, Rio Tesoura (entre Nova Crixás e Mozarlândia), Bandeirantes, Luís Alves e Rio Verdinho (no pontal sul da Ilha do Bananal). Equipes volantes também atuaram no Rio dos Bois, vários trechos do Rio Araguaia, Aruanã e nos lagos de Serra da Mesa, Corumbá, Três Ranchos e Buriti Alegre.
Quem for pescar ou acampar nos próximos finais de semana, prolongados pelos feriados de 21 de abril e 1º de maio, deve ficar atento ao respeito às normas ambientais, pois a fiscalização continuará intensa durante esses períodos. Quem for pescar, por exemplo, deverá retirar antes a licença de pesca no site da Agência Ambiental (www.agenciaambiental.go.gov.br) e ficar atento ao tamanho mínimo permitido para a captura de cada espécie de peixe, à liberação do transporte de, no máximo, 5 quilos de pescado e um exemplar de qualquer espécie e à proibição da pesca do pirarucu, pirarara e filhote, que estão ameaçados de extinção e são protegidos por lei.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Goiás (www.agenciaambiental.go.gov.br)
Assessoria de imprensa (Dener Law/Rosane Rodrigues da Cunha)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.