Panorama
 
 
 

EXPLORAÇÃO MADEIREIRA DE IMPACTO REDUZIDO É TEMA DE NOVO ESTUDO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

19/04/2006 - A pesquisa avaliou, entre outros aspectos, a eficiência das técnicas de exploração de impacto reduzido utilizadas por três empresas madeireiras certificadas do Pará.

Belém, 21 de abril de 2006 – Mais um importante estudo sobre manejo florestal acaba de ser lançado no Pará. Desta vez, o objetivo foi avaliar os danos causados pelas técnicas madeireiras de exploração de impacto reduzido - que planeja e controla as operações na floresta a fim de minimizar os danos ao ecossistema -, utilizadas por três empresas certificadas na Amazônia Oriental. Intitulada “Avaliação dos danos e métodos da regulação da floresta submetida à exploração de impacto reduzido na Amazônia Oriental”, a pesquisa resulta de uma dissertação de mestrado, defendida no final de março deste ano, na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Durante os dois anos de investigação, foram analisadas as perdas do processo de extração madeireira em áreas de florestas manejadas dos municípios paraenses de Breu Branco, Novo Repartimento e Paragominas. Entre os principais aspectos avaliados, está o teste da eficiência de quatro equações de regulação existentes na literatura. Essas equações permitem o controle da exploração realizada por essas empresas e apontam o quanto da floresta pode ser extraído por hectare e por ano.

No Brasil, poucos estudos sobre as técnicas de regulação através da produção foram realizados e pode-se dizer que essa tese é pioneira em toda a Amazônia Oriental. “O estudo dessas técnicas vêm ao encontro das políticas públicas e da legislação florestal, principalmente no momento atual, quando o governo lança a Lei de Concessões Florestais e promove uma revisão da Instrução Normativa que regulamenta o manejo florestal na Amazônia”, afirma Sergio Martins Filho, mestre em ciências florestais e autor do estudo.

Resultados - De todas as equações testadas, apenas uma foi considerada adequada para regular a produção. Segundo o pesquisador, ela leva em consideração as perdas causadas pela exploração realizada e o incremento médio anual, que é o quanto a floresta cresce em um ano. “O mais interessante é que essa equação pode ser utilizada por qualquer empresa que nunca tenha feito nenhum tipo de acompanhamento em relação ao crescimento da floresta”, completa.

As três empresas avaliadas (Juruá Florestal, Cikel Brasil Verde Madeiras e Izabel Madeiras do Brasil) já utilizavam a equação aprovada. A pesquisa confirmou também que o planejamento da exploração proposto por essas madeireiras, quando comparadas com a exploração convencional, reduziu a perda do número de árvores em mais de 50%. Na prática, essa exploração de impacto reduzido otimiza a produção e contribui com o planejamento e organização das próximas colheitas.

“Esses resultados mostram que as técnicas de exploração utilizadas pelas três empresas realmente diminuem os impactos relacionados à floresta remanescente. Mas ainda necessitamos avançar na melhoria da precisão do levantamento. Por outro lado, o conceito de regulação da produção aplicado nos planos de manejo dessas empresas deve contribuir para alcançar a tão almejada sustentabilidade da produção”, afirma Natalino Silva, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental e orientador da tese.

A dissertação de mestrado é uma importante ação do Projeto Bom Manejo (PBM), realizado pela parceria entre Embrapa Amazônia Oriental, o Centro Internacional de Pesquisa Florestal (CIFOR), o Instituto Floresta Tropical (IFT) e as empresas Cikel e Juruá, com o financiamento da Organização Internacional de Madeiras Tropicais (OIMT - ITTO, sigla em inglês). Aprovado em 1999, o PBM visa incentivar entre as empresas florestais a adoção de boas práticas de manejo, que garantam a sustentabilidade econômica, social e ambiental da exploração madeireira. O Projeto desenvolveu um conjunto de ferramentas silviculturais (relacionadas às operações na floresta) e gerenciais, que objetivam fornecer às empresas do setor benefícios econômicos e a redução de impactos ambientais.

Serviço: Mais informações sobre as ferramentas criadas pelo Projeto Bom Manejo pelos fones (91) 3277-2888, 3204-1234, pelo e-mail bmanejo@cpatu.embrapa.br ou pelo site www.cpatu.embrapa.br/BomManejo.

O Projeto Bom Manejo (PBM) tem como principal objetivo estimular a adoção de boas práticas de manejo por empresas florestais na Amazônia Brasileira. É realizado desde 1999 pela parceria entre a Embrapa Amazônia Oriental, o Centro Internacional de Pesquisa Florestal (CIFOR) e o Instituto Floresta Tropical, com o financiamento da Organização Internacional de Madeiras Tropicais (OIMT – ITTO, em inglês).

Entre outras ações, o Bom Manejo deverá desenvolver, validar e disseminar um conjunto de práticas florestais sustentáveis e melhorar a base científica do manejo florestal na Amazônia Brasileira.

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.