Panorama
 
 
 

IAP EMBARGA EMPRESA DE CAL EM COLOMBO QUE EXERCIA ATIVIDADE SEM LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Abril de 2006

20/04/2006 - Em março deste ano, a empresa foi atuada em R$ 2 mil por não possuir licenciamento para a atividade; além da falta da autorização, a empresa queimava serragem misturada a esterco em seu processo de produção

Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) embargaram, nesta quinta-feira (20), uma empresa de produção de cal localizada em Colombo (Região Metropolitana de Curitiba) que não possuía licenciamento ambiental para a atividade.
Há dois meses, a empresa já havia sido atuada em R$ 2 mil pela falta da documentação exigida para exercer a atividade (licença prévia, de instalação e de operação). Também foi solicitado ao proprietário que se encaminhasse ao órgão ambiental para dar início ao processo de licenciamento – o que não havia acontecido até esta quinta-feira.
“Além da falta de licenciamento, que por si só já seria uma grande irregularidade e uma imensa irresponsabilidade, na primeira vistoria também identificamos outro problema: o uso da serragem misturada a esterco como combustível”, disse o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e presidente do IAP, Rasca Rodrigues.
Em março, os técnicos do IAP constataram que a empresa utilizava serragem misturada a esterco de cavalo na caldeira que queima o calcário – em desacordo com os parâmetros ambientais vigentes.
Segundo Rasca, a queima da serragem limpa é permitida. “Porém, como o material usado estava associado a dejeto animal, a fumaça produzida saía dos parâmetros estabelecidos pela lei”, explicou.
Na ocasião, foi estipulado prazo até 6 de maio para a retirada do produto que estava estocado (cerca de 180 metros cúbicos). Nesta última fiscalização, aproximadamente 150 metros cúbicos permanecem depositados na empresa.
De acordo com secretário, o procedimento de voltar ao local das infrações ambientais vem sendo realizado periodicamente. “Estamos intensificando o trabalho de monitoramento de infrações ambientais em todo o Estado. Além de autuar, fazemos vistorias após a identificação da irregularidade para orientar os autuados e assegurar a recuperação do dano ou a regularização da atividade, por exemplo”, disse o secretário.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.