Panorama
 
 
 

IAP MONITORA CÓRREGO ATINGIDO POR VAZAMENTO DA USINA EM SÃO MATEUS DO SUL

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Abril de 2006

20/04/2006 - No último sábado (15), cerca de 30 mil litros de água utilizada no processo de produção da usina vazaram no córrego Canoa, que deságua no rio Iguaçu; o vazamento foi contido no mesmo dia e pouca quantidade do líquido atingiu o rio

No início desta semana, técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) estiveram fazendo novas coletas de água no local do vazamento ocasionado pela Usina de Xisto da Petrobrás, em São Mateus do Sul. O procedimento faz parte das atividades de monitoramento realizado pelo Instituto em casos de acidentes ambientais.
No último dia sábado (15), cerca de 30 mil litros de água utilizada no processo de produção da usina vazaram no córrego Canoa, que deságua no rio Iguaçu. O vazamento foi contido no mesmo dia e pouca quantidade do líquido atingiu o rio.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e presidente do IAP, Rasca Rodrigues, as primeiras informações apontavam a presença de cressol, amônia e sulfeto na água – substâncias químicas que, dependendo de fatores como quantidade e concentração do produto e também vazão do rio, podem vir a ser tóxicas aos organismos aquáticos. “Iremos confirmar as substâncias com o resultado das análises, para daí mensurar o dano ambiental causado”, disse Rasca. O resultado sai em quinze dias.
Durante o final de semana, o IAP auxiliou na identificação da origem do vazamento. “Em princípio houve um ‘escape’ de água da chuva acumulada em um tanque de tratamento de água da usina, que acabou atingindo o sistema de drenagem pluvial e por fim alcançou o córrego Canoa”, disse Rasca.
Os técnicos do Instituto orientaram a contenção do vazamento e fizeram coletas de água em três pontos do rio – abaixo, acima e no local do vazamento. Não foram encontrados peixes mortos. Também foi solicitado à Petrobras que monitorasse a qualidade da água no córrego e no rio, e encaminhasse os resultados para o órgão ambiental.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.