Panorama
 
 
 

INDÍGENAS QUEREM FORTALECIMENTO DA FUNAI EM VEZ DA CRIAÇÃO DE NOVOS ÓRGÃOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

16/04/2006 - Brasília – Os participantes da 1ª Conferência Nacional dos Povos Indígenas decidiram neste domingo (16) pelo fortalecimento da Fundação Nacional do Índio (Funai), no lugar da criação de um ministério ou secretaria. A proposta foi aprovada pela plenária da conferência e será incluída no documento final do evento a ser encaminhado ao governo federal.

De acordo com a proposta aprovada, a Funai precisa ter uma administração participativa, com representação das comunidades indígenas, de ministérios e de entidades que atuam nessa área. Os indígenas propõem também maior participação das diversas etnias na estrutura da Funai, ampliação do quadro de funcionários e de recursos.

Segundo Caboclinho Potiguara, que participou do grupo de discussão sobre esse tema, eles defendem também que os concursos para admissão de novos servidores tenham cotas para indígenas. O percentual não ficou estabelecido.

Potiguara explicou que as lideranças entenderam que ainda não é o momento de criar um novo órgão para tratar das questões indígenas. "Na realidade hoje nós não temos uma representação dentro do Congresso Nacional para apoiar a criação de um ministério desse. Então, o que foi aprovado foi o fortalecimento da própria Funai para futuramente a gente trabalhar na criação desse ministério", explicou.

Outra questão aprovada pela conferência foi a autonomia dos povos indígenas. Eles propõem que o conceito de tutela seja substituído pelo de proteção específica. Caboclinho Potiguara reconhece que em alguns casos ainda é necessária uma certa tutela por parte do Estado. "É claro que a gente sabe que ainda tem índios que precisam dessa tutela", disse.

A principal questão, segundo ele, é mudar o conceito implícito na tutela de que os índios são incapazes. "De acordo como ela é escrita até hoje, o índio se torna incapaz. Para você abrir uma conta no banco, tirar um passaporte ou comprar qualquer coisa, precisa da anuência da Funai". Potiguara disse que a proteção específica deve garantir, por exemplo, os direitos territoriais, o acesso à educação e à saúde diferenciada.

A Conferência Nacional dos Povos Indígenas, promovida pela Funai, tem a participação de cerca de 800 índios de 225 etnias indígenas. O evento prossegue até quarta-feira (19), quando se comemora o Dia do Índio.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Cecília Jorge

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.