Panorama
 
 
 

ÍNDIOS VÊM ABRINDO MÃO DE COSTUMES PARA TER ACESSO A DIREITOS, DIZ ORGANIZADOR DE CONFERÊNCIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

16/04/2006 - Brasília - Para ter acesso aos seus direitos, cada vez mais os povos indígenas vêm abrindo mão de costumes e hábitos tradicionais. A avaliação é do integrante da Comissão Organizadora da 1ª Conferência Nacional dos Povos Indígenas, Pedro Tarianô.

Ele acha que deveria ser o contrário. "O homem branco (deveria) conhecer a nossa realidade e aprender a se adaptar a ela, com as nossas diferenças, e nos respeitar", disse, em entrevista à Radiobrás.

Tarianô acredita que as múltiplas diferenças existentes entre os povos indígenas não dificultam chegar a um consenso sobre determinadas questões, já que essas diferenças são apenas étnicas.

"O nosso pensamento e as lutas são únicos, uniformes. Às vezes temos dificuldades é de entendimento, por conta das diferenças étnicas, mas que ao longo dos debates são superadas".

Outro organizador da Conferência Nacional dos Indígenas, Ubiratan Wapichana, também afirmou que as diferenças étnicas não são motivos para desentendimentos entre os povos indígenas.

Sobre a conferência, que segue até o próxima quarta-feira (19), Wapichana acredita que produzirá "bons" resultados.

"Não é fácil organizar uma conferência como essa, mas acima de tudo prevalece entre nós indígenas a vontade de lutar por nossos direitos. Daqui sairão propostas consensuais, demandas que serão apresentadas ao Estado brasileiro".

Na 1ª Conferência Nacional dos Povos Indígenas, que começou no último dia 12, estão sendo discutidas questões pertinentes à política indigenista brasileira.

A realização do evento atende a decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para definição de uma política indigenista formulada pelo poder público em sintonia com as demandas desse segmento da população.

O objetivo é garantir o respeito pleno ao direito dos índios, tais como autonomia, política, educação, saúde, gestão territorial e a criação do Conselho Nacional de Políticas Indígenas. A conferência ocorre em Brasília.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ana Paula Marra

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.