Panorama
 
 
 

ISA SOLICITA A ANULAÇÃO DE TÍTULOS MINERÁRIOS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO FEDERAIS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2006

18/04/2006 - Pesquisa do Instituto Socioambiental (ISA), feita junto ao Cadastro Mineiro do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), revela que 406 processos de pesquisa ou exploração minerária incidem sobre unidades de conservação de proteção integral ou reservas extrativistas, onde as atividades são proibidas. A pesquisa é parte da publicação Mineração em Unidades de Conservação na Amazônia brasileira, que será lançada hoje (18/4) em Brasília.

O Instituto Socioambiental (ISA) protocolou ontem, segunda-feira, 17 de abril, uma carta ao presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marcus Barros, solicitando a anulação de 337 processos minerários incidentes em Unidades de Conservação (UCs) federais na Amazônia. Leia aqui a carta na íntegra.

O ISA solicita que o Ibama interceda junto ao Ministério de Minas e Energia (MME) e ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para que os referidos títulos sejam cancelados. Isso porque representam processos de pesquisa ou exploração minerária em UCs cujas categorias não admitem a exploração de recursos minerais, conforme a Lei do Sistema Nacional de Áreas Protegidas.

De acordo com o documento entregue ao Ibama, 406 títulos minerários validados no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) devem ser anulados. O número é resultado de uma pesquisa do ISA que está consolidada na publicação Mineração em Unidades de Conservação na Amazônia brasileira , que será lançada em Brasília hoje, 18 de abril.

Deste total de 406 títulos, 337 são incidentes em 28 UCs federais, sendo 199 autorizações de pesquisa, uma concessão de lavra, 129 requerimentos de lavra, três concessões de lavra garimpeira e cinco licenciamentos, representando ao todo os interesses de 70 empresas mineradoras ou pessoas físicas.

O ISA vem desenvolvendo há mais de uma década um trabalho minucioso de monitoramento de áreas protegidas na Amazônia brasileira, com ênfase em Unidades de Conservação federais e estaduais e Terras Indígenas. Uma das variáveis desse processo de monitoramento é a incidência de interesses e títulos minerários nessas áreas, elaborado a partir da análise dos processos protocolados no Cadastro Mineiro do DNPM.

 
 

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.isa.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.