Panorama
 
 
 

MOSTRA VÍDEO NAS ALDEIAS APRESENTA FILMES REALIZADOS POR INDÍGENAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

20 de abril - Até o dia 23 de abril, o público de Brasília terá oportunidade de conhecer o cotidiano de vários povos indígenas, segundo o olhar dos próprios indígenas. Pela primeira vez, será exibida na cidade uma mostra retrospectiva do consagrado projeto Vídeo nas Aldeias, com filmes realizados pelos próprios índios. A mostra chamada Um Olhar Indígena vai exibir, na Sala Alberto Nepomuceno e no Auditório do Centro Cultural Brasil Espanha, um total de 38 produções que prometem surpreender o público, não só pela qualidade, mas também pelo que apresentam na tela.

A mostra contempla duas etapas distintas da trajetória do projeto Vídeo nas Aldeias: a primeira, que corresponde aos primeiros dez anos do projeto, retrata o processo de apropriação dos meios audiovisuais pelos índios e o uso do vídeo como veículo de troca de informação e de conhecimento recíproco entre as aldeias; a segunda apresenta um painel da recente produção de autoria indígena.

Vídeo nas Aldeias é um projeto criado em 1987 por Vincent Carelli, indigenista e documentarista, com a finalidade de oferecer aos índios um instrumento de afirmação de identidade, de reflexão, de desenvolvimento e de ampliação do alcance do discurso indígena.

Em 2000, a criação da ONG Vídeo nas Aldeias expressou esta nova perspectiva do trabalho, tornando-se uma escola e centro de produção de vídeos para povos indígenas.

A formação dos realizadores indígenas, eixo central do projeto desde 1998, é feita nas aldeias, espaços onde os alunos desenvolvem pesquisas, escolhem temas e realizam suas produções. A vocação das oficinas de formação é estimular a produção de filmes de cunho autoral. A elaboração de um ponto de vista é o aspecto central desse aprendizado, dando-se ênfase a uma visão crítica e criativa dos temas e conteúdos abordados, estimulando a consciência de um olhar próprio sobre o mundo.

O projeto construiu ao longo de sua trajetória, um acervo de cerca de 3.000 horas de imagens sobre 30 povos indígenas brasileiros e produziu uma coleção de 60 filmes, transformando-se em uma referência nesta área.

O reconhecimento do trabalho é internacional. Em 2000, o projeto recebeu, pelo conjunto de sua obra, o Prêmio UNESCO por respeito à diversidade cultural e de busca de relações de paz interétnica. Em 2003, foi vencedor do prêmio Chico Mendes, do Ministério do Meio Ambiente, pela valorização das referências culturais e ambientais das populações da Amazônia. E em 2005, novamente a UNESCO contemplou o Vídeo nas Aldeias com um prêmio pela contribuição à preservação do patrimônio imaterial. O projeto recebeu ainda 21 prêmios em festivais nacionais e 18 em festivais internacionais.

Os trabalhos estão distribuídos em diferentes blocos: Realizadores Indígenas (com filmes dirigidos e filmados por indígenas), Vídeo nas Aldeias (com títulos que retratam questões indígenas, dirigidos pelos coordenadores do projeto), Rituais e mitos (registrando encenações protagonizadas pelos índios), Xamanismo (que provoca o diálogo entre o pensamento xamânico e a ciência contemporânea), Conflitos (com imagens que retratam situações de confronto ligadas à questão fundiária), Projetos Amazônicos (que apresenta boas experiências de desenvolvimento sustentável da Amazônia) e Índios do Brasil (com cinco programas de uma série apresentada pelo líder Ailton Krenak, que mostra o pensamento indígena a respeito de várias questões).

www.videonasaldeias.org.br

 
 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.