Panorama
 
 
 

OFICINA DISCUTE IMPACTO DA SOJA NA REGIÃO DA BR-163

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

19/04/2006 - Os resultados de um estudo feito sobre o impacto do cultivo da soja na área de influência da BR-163, onde o governo está implantando o 1º Distrito Florestal Sustentável, será o tema de debate da oficina que o Ministério do Meio Ambiente está promovendo nesta quinta-feira (20), no Interlegis (Via N2, anexo E, Senado Federal), a partir das 8h30. O evento é voltado para representantes de órgãos governamentais, de agências de desenvolvimento, do setor privado, da sociedade civil e de instituições acadêmicas.

Durante todo o dia, os participanteas discutirão sobre instrumentos e políticas que podem ser implementadas pelo governo federal na região, levando em conta as recomendações que constam na parte final do estudo, chamado Brasil - Avaliação e Planejamento Integrados no Contexto do Plano Amazônia Sustentável: O setor soja na área de influência da rodovia BR-163, feito pelo ministério, em parceria com a Universidade de Brasília, a partir da metodologia desenvolvida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Os participantes serão divididos em quatro grupos de trabalho para dar dinâmica ao debate. O secretário de Desenvolvimento Sustentável do ministério, Gilney Viana, e a secretária de Coordenação da Amazônia, Muriel Saragoussi, serão os moderadores da discussão sobre as questões apontadas por esses grupos na plenária. No encerramento, com o secretário-executivo do ministério, Cláudio Langone, serão retomadas as principais conclusões da oficina.

Desde 2003, o PNUMA apóia iniciativas para melhorar a capacidade dos países em desenvolvimento e países de transição à economia de mercado de implementar avaliação e planejamento integrado para o desenvolvimento sustentável, com foco em questões de agricultura, alívio da pobreza, gestão ambiental e promoção do comércio sustentável. O ministério firmou um Memorando de Entendimento com o PNUMA em setembro de 2004 para desenvolver o estudo da região da BR-163. Países, como Colômbia, Chile, Líbano, Rússia e Indonésia, também já receberam apoio semelhante.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Marluza Mattos)
Foto: MMA

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.