Panorama
 
 
 

PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO PAPAGAIO GANHA GESTÃO COMPARTILHADA

Panorama Ambiental
Belo Horizonte (MG) – Brasil
Abril de 2006

Os representantes do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra do Papagaio, formado por membros do setor privado, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), de ONGs, da comunidade científica e de prefeituras da região sul do Estado, tomam posse nesta quarta-feira (19/04), no município de Baependi. Com um mandato de dois anos, os quarenta e oito representantes devem promover discussões que visem a solução de problemas e demandas ambientais da Unidade de Conservação (UC), bem como a integração da UC com a comunidade local.

De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), cada Parque deve compor o seu próprio conselho consultivo, presidido pelo órgão que administra a unidade - no caso do Parque Estadual da Serra do Papagaio, o IEF é o responsável. No estado, quatro Parques Estaduais já constituíram seus Conselhos.

Segundo o coordenador geral do Projeto de Proteção da Mata Atlântica de Minas Gerais (Promata), Eduardo Grossi, a criação dos Conselhos Consultivos facilita e auxilia na gestão e integração das UC’s tanto com a comunidade que vive no entorno destas áreas quanto para os moradores instalados na área de preservação. “Os Conselhos contribuem também para a identificação e envolvimento dos atores com a gestão compartilhada”, acrescenta.

Localização e estrutura

O Parque Estadual da Serra do Papagaio localiza-se no sul do Estado, nos municípios de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto. Com quase 23 hectares, o parque abriga importantes espécies remanescentes da Mata Atlântica, em Minas.

Os visitantes que forem ao Papagaio poderão conhecer a Serra da Mantiqueira, área onde concentra as nascentes dos principais rios formadores da bacia do Rio Grande, responsável pelo abastecimento de grandes centros urbanos da região. Além disso, eles terão a oportunidade de apreciar diversas espécies da fauna e da flora, como o primata mono carvoeiro, o lobo-guará, o papagaio do peito roxo e a onça parda.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais (www.semad.mg.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.