Panorama
 
 
 

PRESIDENTE DA OPRIMT APÓIA PROJETO “ÍNDIO CIDADÃO BRASILEIRO”

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

17/04/2006 - O presidente da Organização dos Professores Indígenas do Mato Grosso Edson Bakairi considera de grande importância a campanha “Índio Cidadão Brasileiro” lançada na abertura da Conferência dos Povos Indígenas, que busca mitigar os impactos dos grandes empreendimentos e crescimento desordenado de cidades, que chegam a interferir no cotidiano das terras indígenas. Para ele a campanha é positiva – “hoje com as mudanças no mundo, podemos assim dizer, as comunidades indígenas, principalmente os jovens, precisam ter uma atenção especial, como a desse projeto”.

A campanha é uma ação da Coordenação Geral de Educação através da Gerência de Projetos e no decorrer de 2004 e 2005, realizou várias oficinas em Terras Indígenas levantando dados para subsidiar o projeto. O professor Edson Bakairi participou de algumas oficinas no Mato Grosso e pode acompanhar algumas atividades e comenta: “pude ver o trabalho com o resgate cultural e os jovens indígenas, nessa fase de suas vidas, ficam vulneráveis com novos contatos e uma gama de informações da sociedade envolvente, resultando em transtornos no seu desempenho na escola e até mesmo na vida comunitária". “ Muitos precisam se sentir valorizados como jovem indígena, e a escola é muito importante, por ser um conjunto de ações e pensamento que vão envolver esse novo “jovem indígenas”, destacou.

A campanha também vai atuar com jovens que estão fora da aldeia, o que Edson considera um pouco complicado, sendo discutido na conferência no grupo de trabalho dos “Índios Urbanos”. “O fato desses jovens se reconhecerem como diferentes, que fazem parte de uma sociedade indígena, e se consideram como índios, têm que ser respeitados e merecem um trabalho para fortalecer cada vez mais essa identidade indígena".

 
 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.