Panorama
 
 
 

SALVADOR É 30ª CIDADE AMIGA DA AMAZÔNIA DO PAÍS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2006

17.04.2006 - Salvador (BA) - A bordo do navio Arctic Sunrise, do Greenpeace, o prefeito de Salvador, João Henrique (PDT-BA), assinou hoje termo de compromisso com o Cidade Amiga da Amazônia, tornando Salvador o 30º município a aderir ao programa de consumo responsável de madeira. O principal objetivo do programa é incentivar prefeituras brasileiras a adotarem leis locais que evitem o consumo de madeira de origem criminosa nas compras e licitações públicas. O termo de compromisso com a prefeitura foi assinado pelo Greenpeace e a ONG baiana Gamba (Grupo Ambientalista da Bahia).

A solenidade reuniu diversos representantes da sociedade civil de Salvador, além de vereadores, técnicos das secretarias de meio ambiente, Ibama, Apedema (Assembléia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente) e Iamba (Instituto de Ação Ambiental da Bahia). "Ao fechar suas portas para madeira ilegal, a prefeitura de Salvador está agindo concretamente para deter o desmatamento da Amazônia", comemora Rebeca Lerer, coordenadora do programa Cidade Amiga da Amazônia. Mais de 64% da madeira extraída da Amazônia é consumida pelo mercado brasileiro. As prefeituras utilizam grandes volumes de madeira em obras públicas como escolas e postos de saúde. "Participando do programa, as prefeituras tornam-se exemplos de consumidores responsáveis e evitam que o dinheiro público financie a destruição criminosa da Amazônia".

Para Renato Cunha, do Gamba, a política de consumo responsável adotada por Salvador deve evitar também o consumo de madeira ilegal da Mata Atlântica. "A legislação vai abranger todos os tipos de madeira nativa utilizada nas obras da prefeitura", explica.

Durante a solenidade, o Greenpeace lançou o relatório "Tolerância zero: Chega de madeira ilegal – Porque a exploração de madeira na Amazônia está fora de controle". Destinado a técnicos das prefeituras participantes do Cidade Amiga da Amazônia e de secretarias estaduais de Meio Ambiente, ONGs, institutos de pesquisa, empresas e consumidores, o relatório detalha os atuais sistemas governamentais de controle da atividade madeireira na Amazônia, bem como as fraudes mais comuns, e propõe soluções para reduzir a ilegalidade do setor. “Este documento pretende disponibilizar informações sobre o funcionamento da atividade madeireira e do sistema de controle do Ibama aos tomadores de decisão e ao público em geral", explica Marcelo Marquesini, engenheiro florestal do Greenpeace. "Para exigir padrões sustentáveis de produção, os consumidores e revendedores de madeira precisam entender a dinâmica da exploração e comércio desses produtos", conclui.

Estima-se que entre 60% e 80% de toda madeira produzida na Amazônia seja ilegal. Nos últimos quatro anos, a Floresta Amazônica perdeu mais de 70 mil km2 de cobertura. Os principais vetores da destruição são a exploração criminosa de madeira e o avanço da agropecuária sobre novas áreas de florestas. Em todo o mundo, o Greenpeace trabalha pela criação de uma rede de áreas protegidas como parques e reservas de uso sustentável para deter o desmatamento e salvar as últimas florestas do planeta.

EXPEDIÇÃO

O navio Arctic Sunrise, do Greenpeace, está percorrendo a costa brasileira durante o mês de abril como parte da campanha global pela proteção das florestas. Com o objetivo de levar a realidade de regiões remotas da Amazônia para grandes centros urbanos do nosso litoral, o navio já esteve em Porto Alegre (RS) e Santos (SP) e, após Salvador, segue para Recife (PE) e Fortaleza (CE). Em todas estas cidades, o barco é aberto à visitação pública e as pessoas também poder visitar uma exposição de 72 fotos que retratam as belezas e as ameaças que colocam em risco a maior floresta tropical do planeta, além do trabalho da entidade na região.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Greenpeace

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.