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VALE RECEBE LICENÇA PRÉVIA PARA LAVRA E BENEFICIAMENTO DE MINÉRIO DE COBRE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

Brasília (17/04/2006) – O Ibama expediu hoje a licença prévia para a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) para as atividades de exploração econômica do Projeto 118, que terá capacidade nominal para produção de 45 mil toneladas por ano de cobre metálico no município de Canaã dos Carajás (PA).

O projeto prevê a abertura e extração do minério oxidado na porção sul da Floresta Nacional (Flona) de Carajás, mas o complexo industrial para produção e beneficiamento do cobre metálico será instalado a 2,5 quilômetros fora do limite sul da Flona.

A licença prévia tem validade de dois anos, condicionada ao cumprimento de condicionantes que deverão ser atendidas dentro dos respectivos prazos. A Vale deve apresentar ao Ibama todo os planos e programas de mitigação, monitoramento e de compensação inseridos no Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que deverão ser objeto de detalhamento no Plano Básico Ambiental.

Entre as condicionantes, está também a Vale apresentar detalhamento dos estudos de depósitos de resíduos (estéril, rejeito e outros) de cada localidade, relacionando-os aos condicionantes geológicos, geomorfológicos, entre outros, importantes na disposição desses resíduos para compreensão e avaliação da migração de possíveis contaminantes do solo e águas subterrâneas.

A Vale deverá apresentar ao Ibama programa de supressão vegetal com vistas a minimizar o impacto e considerando o aproveitamento dos produtos florestais.

Vale recebe licença de instalação para trecho da Ferrovia Norte-Sul

Brasília (18/04/2006) - O Ibama expediu ontem, 17, à Valec Engenharia Construções e Ferrovias, a licença de instalação para implantação do trecho Pátio de Araguaína – Pátio de Guaraí, em Tocantins, referente à implantação da Ferrovia Norte-Sul.

A licença de instalação é válida por três anos, contados da assinatura, desde que observado o cumprimento de algumas condicionantes. Ao todo são 23 condicionantes que o empreendedor deverá cumprir antes do início das obras, como apresentar cronograma físico-financeiro de implantação da ferrovia.

Projetos de controle da erosão deverão ser apresentados ao Ibama, nos quais o empreendedor irá tratar separadamente os aterros e as áreas desmatadas, visando reduzir o volume e a velocidade do escoamento superficial, bem como promover a revegetação e a proteção das superfícies expostas.

A Vale Engenharia também terá que apresentar antes do início das obras o Programa de Monitoramento da Qualidade da Água para os cursos hídricos que serão interceptados pela ferrovia. Além disso, ela terá que obter junto ao Incra e à Funai a documentação que atesta não existirem comunidades quilombolas e indígenas na área de influência do empreendimento, conforme atestado no Estudo de Impacto Ambiental (EIA). O empreendimento ao todo terá extensão de 1.550 quilômetros.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Sandra Tavares)

 
 
 
 
 
 

 

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