Panorama
 
 
 

ZONEAMENTO ECOLÓGICO É UM DIAGNÓSTICO SOCIAL E ECONÔMICO DO TERRITÓRIO, DIZ COORDENADOR DO ISA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

18/04/2006 - Brasília – A questão do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) no Brasil é o tema do livro que o Instituto Socioambiental (ISA) lançou nesta noite em Brasília. O autor da publicação, o advogado e coordenador de Florestas e Biodiversidade do instituo, André Lima, explica que o zoneamento é uma ferramenta que o poder público tem para planejar e implementar ações de desenvolvimento sustentável em um território delimitado.

"O poder público estadual ou federal por meio do zoneamento identifica os potenciais e as vulnerabilidades territoriais para determinados tipos de projetos e obras", afirmou Lima. "Esse zoneamento, portanto, é um diagnóstico da situação ambiental, social e econômica com a proposição de ações políticas e programas de governo no sentido de orientar o desenvolvimento de um território."

Lima conta que o ZEE tem conquistado importância entre os instrumentos de políticas públicas no país, mas, segundo ele, há muitas dúvidas, principalmente, sobre o poder que zoneamento tem ao orientar e determinar as ações do governo.

"Quem trabalha com planejamento, por exemplo, sustenta que o zoneamento é um instrumento de planejamento e que, portanto, ele não determina ações obrigatórias. Ele orienta, subsidia a tomada de decisões dos órgãos públicos no sentido de desenvolvimento", exemplificou.

"Já quem atua na área jurídica entende que o zoneamento é como uma lei de uso e ocupação do solo, como são as leis de ocupação dentro dos municípios que definem os zoneamentos urbanos. Os juristas entendem que aquilo que o zoneamento define é uma obrigação", complementou Lima.

De acordo com o advogado, o livro Zoneamento Ecológico Econômico – À Luz dos Direitos Socioambientais aborda essa questão, entre outras controvérsias que envolvem o zoneamento. "Ela analisa a legislação aplicável, levantando conceitos básicos sobre gestão do território, sobre como esse instrumento do zoneamento ecológico e econômico interage com outros instrumentos de gestão territorial, por exemplo as unidades de conservação e a mineração".

Para Lima, se houvesse zoneamento ecológico econômico aprofundado seria possível realizar um diagnóstico das áreas de interesse minerário e para a criação de unidades de conservação. "Quase que naturalmente se teria uma visão de uma determinada região podendo identificar áreas aptas à mineração ou à conservação. Isso evitaria conflitos", disse o advogado.

O ISA também lançou nesta noite a publicação Mineração em Unidades de Conservação na Amazônia Brasileira.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Bianca Paiva

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.