Panorama
 
 
 

AGÊNCIA BUSCA DESCENTRALIZAR AÇÕES AMBIENTAIS COM MUNICÍPIOS

Panorama Ambiental
Goiânia (GO) – Brasil
Abril de 2006

27/04/2006 - A Agência Ambiental (AGMA) aposta na divisão de responsabilidades entre o governo estadual e governos municipais para alcançar maiores resultados na defesa do bioma Cerrado, patrimônio natural do Estado de Goiás. O assunto “Descentralização da gestão Ambiental” foi tema de um curso de 16 de horas iniciado hoje (27) e que atraiu ao auditório do órgão ambiental goiano dezenas de prefeitos, secretários municipais de Meio Ambiente, engenheiros agrônomos, biólogos e técnicos ambientais de todo o Estado

Organizado pela Coordenação do Programa Ambiental de Ações Integradas (PAAI) da Agência Ambiental, o curso que termina amanhã (28) reúne os participantes para discutir e esclarecer dúvidas sobre a aplicação da Lei no 12.596, de 14 de março de 1995, que instituiu a Política Florestal do Estado de Goiás e foi regulamentada pelo Decreto nº 4.593/95. Segundo Marly Ferrari, do PAAI, o curso vai preparar os técnicos para realizar funções atualmente desenvolvidas pela Agência Ambiental, entre elas, inicialmente, a concessão de licenças de desmatamento e a averbação de reservas legais de propriedades de até 20 hectares. “O PAAI foi criado em 1999 com o objetivo de descentralizar as ações de meio ambiente. A realização deste curso representa mais um passo para essa consolidação”, disse.

O gerente de Fauna e Flora da AGMA, Araílson da Rocha Moreira, destacou que é preciso atender a Lei “com bom senso e acima dos entendimentos pessoais ou pontos de vista”, tendo em vista a responsabilidade que recai sobre os executores da política ambiental. As atividades de um fiscal ambiental, por exemplo, são fiscalizadas por juízes, promotores, sociedade civil organizada e organizações não governamentais (ONGS). “Por esse motivo o atendimento da Lei é fundamental”, afirmou Araílson, acrescentando que “em questões ambientais é melhor pecar pelo excesso do que pela falta do respeito à Lei Florestal.

Para o diretor de Ecossistemas da AGMA, Paulo D’Ávila, a descentralização da gestão ambiental pode ser considerada uma necessidade, além de ser uma reivindicação dos munícipes do interior de Goiás. “Desde a sua implantação isso vai permitir logo que o cidadão não tenha que se deslocar de sua cidade para vir à sede da Agência Ambiental com o objetivo de protocolar um pedido de desmatamento, por exemplo”, lembrou.

Essa agilidade nos procedimentos de preservação ambiental, contando ainda com a necessidade que cada proprietário rural tem de realizar a averbação da reserva legal do imóvel, equivale, na opinião do gerente de Qualidade da AGMA, Roberto Freire, a mais um passo no sentido de consolidar a Bolsa de Reserva Florestal.

Freire explicou que o Governo de Goiás está estudando a implantação desse instrumento econômico que permitirá garantir a preservação ambiental no Estado. Em resumo, a Bolsa vai intermediar negociação para que proprietários com déficit e superávit de reserva legal troquem entre si títulos (cotas) de reserva legal, o que vai facilitar a criação de unidades de conservação e corredores ecológicos, com o objetivo de proteger o cerrado e garantir a manutenção de sua biodiversidade.

 
 

Fonte:Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Goiás (www.agenciaambiental.go.gov.br)
Assessoria de imprensa (Fernando Fagundes/Denner)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.