Panorama
 
 
 

APROVADA EM 1º DISCUSSÃO A CRIAÇÃO DO FUNDO DO MEIO AMBIENTE EM MS

Panorama Ambiental
Campo Grande (MS) – Brasil
Abril de 2006

26/04/2006 - A Assembléia Legislativa aprovou em primeira discussão, na sessão desta manhã, o projeto de lei de autoria do governo criando o Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema). A proposta de criação do Fema compunha o pacote de reforma administrativa encaminhada pelo governador Zeca do PT à Assembléia no fim do ano passado. Como não houve consenso para aprovar o pacote, o projeto foi separado e encaminhado novamente. Após ter mantido contatos individuais com parlamentares de todos os partidos para que aprovassem a criação do Fundo, tendo em vista a importância para o meio ambiente, José Elias dizia estar confiante de sua aprovação.

“Com a criação do Fundo, a Sema passa a gerir todos os recursos relativos a taxas de vistoria, compensação ambiental, e ainda ganhamos condições de buscar verbas junto a organizações civis do país e do exterior, que para repassarem dinheiro ao Estado exigem a criação de uma conta específica para o meio ambiente”, sintetiza José Elias.

José Elias salienta que com essa medida, o governador Zeca do PT conclui a reestruturação da Sema e dota o Estado de uma ferramenta eficiente para cumprir seu papel de guardiã do meio ambiente. “Teremos recursos para investir em capacitação de pessoal, aparelhamento, pesquisa; para dar atendimento mais rápido e eficaz ao contribuinte.”

A criação do Fema soma-se a outras medidas que vêm sendo implementadas desde final de 2004, disse José Elias, como a posse do Conselho de Recursos Hídricos, a criação de comitês de bacias hidrográficas, normatização do funcionamento das carvoarias, gestão plena dos recursos florestais com o uso de georreferenciamento. “Mato Grosso do Sul será referência nacional no controle ambiental, quer seja pelo arcabouço jurídico, os mecanismos de fiscalização, como na execução de ações para recuperar e preservar a natureza”.

 
 

Fonte:Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (www.sema.ms.gov.br)
Assessoria de imprensa (Sohane Gomide)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.